I Semana de Comunicação da Faculdade Integrada da Bahia

Com o tema “A gente não quer só diversão e arte, a gente quer Ética em toda parte“, tem inicio nesta terça-feira, dia 22 de abril, a I Semana de Comunicação da Faculdade Integrada da Bahia. O evento tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento de estudantes e profissionais; promover debates sobre a área de comunicação na Bahia e no Brasil; proporcionar a troca de experiência entre os diversos participantes do evento; congregar os estudantes do curso de Comunicação da FIB; estreitar os laços com os cursos de Comunicação Social oferecidos em Salvador e região metropolitana.

Criado em janeiro de 2000, o curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Faculdade Integrada da Bahia tem buscado aliar teoria e prática visando a formação excelente de seus estudantes. A intensa produção laboratorial – jornal impresso, agência de notícias, jornal digital, assessoria de comunicação, programas de TV e rádio – tem sido um dos diferenciais do curso, ao lado de eventos que visam trazer para a faculdade a experiência de profissionais que atuam no mercado, estreitando laços e contribuindo para o aperfeiçoamento dos futuros jornalistas.

Prova disto é que o primeiro semestre letivo de 2003 da FIB começou há apenas dois meses e dois eventos já foram realizados com total êxito. O debate sobre a importância da Formação Superior e o I Seminário de Jornalismo Político lotaram o auditório da instituição, reunindo mais de 150 estudantes e dezenas de professores que puderam discutir temas de relevada importância teórica e técnica.

Estas experiências bem sucedidas credenciaram a instituição para o principal evento do semestre, a I Semana de Comunicação, a ser realizada entre os dias 22 e 26 de abril, em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda da FIB, o Diretório Acadêmico e a Empresa Júnior de Publicidade e Propaganda da Faculdade Integrada da Bahia.

A expectativa é de que com esta atividade que, a partir de 2003, passa a integrar o calendário oficial da FIB, sejam reunidos mais de 200 estudantes por dia, o que inclui alunos tanto da instituição promotora, como aqueles oriundos dos demais cursos de Comunicação de Salvador e região metropolitana.

Hoje os cursos de Comunicação Social da FIB, que já se encontram no sétimo semestre, congregam cerca de 400 alunos – a faculdade oferece outros dez cursos, reunindo mais de 4 mil estudantes, ao todo, e quase 250 docentes.

Programação:

De 22 a 25 de abril, das 8 às 12 horas
Oficina de Webjornalismo – Atividade promovida em parceria com a Revista Imprensa e o Universo Online (UOL). Professores de São Paulo virão à Bahia especialmente para ministrar este curso que é dirigido a estudantes e profissionais.

De 22 a 25 de abril, das 14 às 18 horas
Oficina de Jornalismo em Revista – Evento promovido pelo Núcleo de Extensão e Pós-Graduação da FIB.

Dia 22 de abril, às 18:30 horas
Debate : “As complexas relações entre comunicação e política” – Abertura oficial do evento que contará com a participação do jornalista Armando Rollemberg, diretor de comunicação Senado, e Jorge Almeida, Doutor em Comunicação, professor da UFBA e membro da diretoria nacional do PT (Partido dos Trabalhadores).

Dia 23 de abril, às 18:30 horas
Debate: “Assessoria de Comunicação – mitos e verdades” – Atividade organizada pelos alunos e professores do sexto semestre do curso de Jornalismo da FIB.

Dia 24 de abril, às 18:30 horas
Manifestação em defesa da formação superior em jornalismo – Atividade organizada pelo Diretório Acadêmico em parceria com a coordenação.

Dia 26 de abril, às 10 horas – Palestra “Deus é inocente, a imprensa não”, com Carlos Dorneles. Repórter especial da Rede Globo de Televisão, atuando em programas como Globo Repórter, Jornal da Globo, Jornal Nacional, entre outros. Foi correspondente internacional e acaba de escrever o livro “Deus é inocente, a imprensa não” que será lançado em Salvador, durante o encerramento da Semana de Comunicação.

Atividades complementares:

“A guerra que a gente (não) vê” – concurso de ensaios que irá premiar o vencedor publicando seu texto no Observatório de Imprensa – o mais importante veículo de crítica de mídia do país.

Prêmio Jorge Calmon de Jornalismo – irá premiar as melhores reportagens produzidas pelos estudantes da FIB em 2002 e 2003.

Siga-nos e curta nossas postagens:
20
Pin Share20

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor-chefe do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.