AMÉRICA: Polêmica do beijo gay em novela gera reclamações e beijaço

Milhares de telespectadores ficaram no aguardo, na última sexta-feira (dia 11) da tão propagada cena do “beijo apimentado” entre os personagens Júnior (Bruno Gagliasso) e o peão Zeca (Erom Cordeiro), no último capítulo da novela América, de autoria de Glória Perez e exibida pela Rede Globo. O fato contribuiu para que o capítulo final da novela tivesse 70 pontos no Ibope.

Depois de tanto falatório, tanta expectativa, o beijo não aconteceu. O último capítulo começou bem, com a mãe de Júnior aceitando e afirmando a homossexualidade do filho. Mas, nada do tão esperado beijo. Eles apenas se olharam nos olhos e se aproximaram, sem contato físico.

Logo após o fim da novela, a página da autora no site de relacionamentos Orkut recebeu milhares de mensagens de reprovação contra a censura ao beijo entre os personagens gays. A autora se defende afirmando que ela e o diretor da novela Marcos Schetman lutaram para que a cena do beijo fosse exibida, mas a decisão de vetá-lo teria partido da “alta cúpula” da emissora.

Apesar de toda a polêmica que a cercou desde seu início, com a saída do diretor Jayme Monjardim, e perdura mesmo após seu o último capítulo já ter ido ao ar, a novela contribuiu para colocar em foco algumas discussões importantes.  Para grupos gays, com a ausência do beijo, a Rede Globo só reforça o preconceito e cria ainda maior tabu em torno do amor entre pessoas do mesmo sexo.

Para protestar contra a censura da cena do beijo cerca de 300 gays e lésbicas estenderam bandeiras gigantes com as cores do arco-íris em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, e fizeram um beijaço. Eles participam do 12º Encontro de Gays, Lésbicas e Transgêneros, que vai até sexta-feira (dia 11) na Câmara dos Deputados. Os manifestantes pedem o fim do preconceito e a legalização do casamento homossexual.

BEIJO ENTRE MENINAS – No mesmo horário de exibição da novela, a MTV reexibia o programa Beija Sapo, apresentado pela modelo Daniela Cicarelli em sua primeira versão lésbico. A princesa Loredana, beijou a atriz Renata, uma de suas “sapinhas” pretendentes – esse sim foi um beijo caliente no final do programa. O canal de vídeo-clipes acredita que tenha sido o primeiro beijo lésbico da TV aberta brasileira, se for desconsiderado o selinho trocado entre as personagens Clara (Paula Picarelli) e Rafaela (Aline Moraes) no final da novela Mulheres Apaixonadas, também da Rede Globo.

O Beija Sapo Gay também foi gravado e exibido ontem (09/11). No final do programa o “príncipe” Rodrigo beijou o “sapinho” escolhido Maicon. Vale lembrar também que a MTV já havia exibido, em 2002, um casal de gays se beijando no programa Fica Comigo, apresentado por Fernanda Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *