Obras raras do Mosteiro de São Bento são restauradas e digitalizadas

Na próxima quinta-feira, dia 4, às 9h, será realizado no Mosteiro de São Bento da Bahia (Avenida Sete de Setembro, Centro) o lançamento do site Livros Raros (www.saobento.org/livrosraros). No site estão disponíveis aos internautas 20 obras que fazem parte do precioso acervo da Biblioteca do Centro de Documentação e Pesquisa do Livro Raro do Mosteiro. Datadas dos séculos 16 e 17, todas foram restauradas, digitalizadas e disponibilizadas na íntegra e de forma gratuita na internet, em parceria com o Governo do Estado.

Biblioteca do Mosteiro

Entre as 20 raridades que foram restauradas e serão disponibilizadas para leitores de todo o mundo estão seis volumes dos Sermões do Padre Antônio Vieira publicados no final do século XVII e início do século XVIII. São edições princeps, ou seja, primeiras edições revisadas pelo próprio autor, neste caso a principal referência na língua portuguesa no Brasil. Outras obras únicas são “Seleção de Questões Disputadas sobre a Metafísica e os Ensinamentos de Aristóteles” (1685) e “Theatro Crítico de Freijó” (1876), dedicado ao “sereníssimo señor Infante de España Dom Carlos de Bourbon e Farnefio”, e a “Colleção dos Breves Pontifícios”, e Leys Regias, expedidos e publicados desde 1714.
Filologia – O projeto foi coordenado pela filóloga e professora Alicia Duhá Lose. A filologia é o estudo das sociedades e civilizações antigas através de documentos e textos deixados por elas, privilegiando a língua escrita e literária como fonte de estudos. O trabalho envolveu cerca de 20 profissionais, entre técnicos do laboratório do Mosteiro de São Bento, implantado há 12 anos, e pesquisadores do Mosteiro, da Faculdade São Bento e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como não haviam profissionais especializados em restauração de livros raros no Estado, foi preciso capacitar o grupo de técnicos com um treinamento de três meses, monitorado por professores da Casa de Ruy Barbosa, Rio de Janeiro.