NEOJIBA abre temporada de apresentações no Dia Nacional da Música Clássica

Foto: Tatiana Golsman/ Divulgação

Os 90 músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, que integra o NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia anunciam uma intensa programação para 2010. A agenda começa nesta sexta-feira (5), com o primeiro concerto da temporada, no Teatro Castro Alves (TCA), a partir das 19h30. Os preços dos ingressos para o evento são populares: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

A apresentação comemora o Dia Nacional da Música Clássica instituído em 2009. A data foi escolha por marcar o nascimento de um dos maiores compositores brasileiros, Heitor Villa-Lobos. A programação do evento contempla três peças de cerca de 45 minutos cada, todas regidas pelo maestro Ricardo Castro que se apresentará também como solista em uma delas. No repertório Silvestre Revueltas (Sensemayá), George Gershwin (Rhapsody en Blue) e Ludwig van Beethoven (Sinfonia n° 5).

NEOJIBA – Muito mais do que uma orquestra, o NEOJIBA é um programa de formação de núcleos de orquestras infanto-juvenis no Estado da Bahia. Seu objetivo é alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical, novas tecnologias e a reparação de instrumentos musicais.

Durante o Carnaval de Salvador cerca de 30 músicos do NEOJIBA se apresentarem em cima do trio elétrico ao lado de Daniela Mercury.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor-chefe do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.