A religiosidade do povo haitiano na exposição “Nos Jardins do Éden”, de Christian Cravo

Foto: Christian Cravo / Divulgação
Foto: Christian Cravo / Divulgação
A mostra é fruto de quase 10 anos de pesquisas realizadas no Haiti pelo fotógrafo baiano
As tradições e simbologias da religiosidade do povo haitiano estão na exposição Nos Jardins do Éden, que será aberta hoje (12), às 19h, no Museu da Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), no Solar do Unhão. As imagens registradas pelas lentes do fotógrafo baiano Christian Cravo, são fruto de um longo trabalho de pesquisa realizado no Haiti, antes do terremoto de magnitude 7 ocorrido no início deste ano, que praticamente devastou o país.
São fotografias de grandes dimensões que estarão expostas no Casarão do MAM e que retratam os rituais do voodoo e sua função social no país, considerado o mais pobre das Américas. Como reflexo direto da realidade, características da arte contemporânea, Cravo se viu obrigado a ampliar a exposição, após o terremoto que matou quase 230 mil pessoas e deixou um milhão de desabrigados no país. Para fazer o contraponto da realidade atual com as imagens expostas no casarão será exibida na Capela do MAM a projeção Testemunho do silêncio, reflexões sobre um terremoto.
Visita guiada – Nesta terça-feira, dia 13, às 16h, Christian recebe o público para uma visita mediada, revelando um pouco do processo de pesquisa, as técnicas usadas e a metodologia de trabalho, além de responder  questões dúvidas dos participantes. A mostra segue em cartaz até o dia 16 de maio com entrada gratuita de terça a domingo, das 13h às 19h e aos sábados, das 13h às 21h.
Carreira – Christian Cravo nasceu em Salvador, em 1974. Neto do escultor Mário Cravo Jr. e filho do fotógrafo Mario Cravo Neto, Christian, foi introduzido no mundo das artes desde pequeno. Reconhecido internacional, já expos no Throckmorton Fine Arts, em Nova Iorque; na Billedhusets Galeri, em Copenhagem; na S. F. Camera Works Gallery, em São Francisco, Califórnia; no Ministério da Cultura, em Brasília; no Museu de Arte Sacra, em Belém; na Leica Gallery, em São Paulo, no MAM-BA, além de ter participado de exposições coletivas. O fotógrafo recebeu inúmeros prêmios e lançou os livros Irredentos (2000) e Roma noire, ville métisse (2005).

Serviço:

Evento: Exposição Nos Jardins Do Éden, do fotógrafo Christian Cravo
Local: Casarão e capela do MAM-BA (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão)
Data: segunda-feira, 12/04 (Abertura)
Horário: 19h
Período de visitação: 13/04 a 16/05
Horários: de terça a domingo, das 13h às 19h e aos sábados, das 13h às 21h
Ingresso: Gratuito

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *