Teatro Oficina encerra temporada baiana do projeto Dionisíacas em Viagem

Os espetáculos Bacantes e O Banquete encerram a temporada baiana do projeto Dionisíacas em Viagem, do Teatro Oficina de São Paulo. As apresentações acontecem neste domingo (27), às 18h, e nesta segunda-feira (28), às 20h, respectivamente. As encenações, comandadas pelo diretor teatral Zé Celso Martinez Corrêa, ocorrem no Teatro de Estádio, instalação itinerante montada no Campus de Ondina, atrás da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. O espaço tem capacidade para duas mil pessoas e a entrada é gratuita, mas a produção sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível ou algum brinquedo em bom estado.

A peça Bacantes reconstitui o ritual de origem do Teatro em 25 cantos e cinco episódios. Com música composta por Zé Celso, a última tragédia grega conhecida – Bakxai (406 a.C.), de Eurípides –, é encenada como ópera de Carnaval para cantar o nascimento, morte e renascimento de Dionysios, Deus do Teatro.

Já na segunda-feira (28), encerrando as apresentações do Dionisíacas em Viagem, será apresentado o espetáculo O Banquete. Criado e recriado por Sócrates, Platão e Zé Celso, a montagem reúne em cena entidades míticas como Zeus, Hera, Eros, a deusa Embriaguez, Pênia, Jesus e Fidel Castro. Todos reunidos numa festa promovida por um grande ator grego que acaba de encenar as Bacantes no Teatro de Estádio. A encenação será seguida de uma grande festa com o público, ao som da banda Tigre Dente de Sabre, cujos músicos acompanham a turnê.

Dionisíacas em Viagem

Salvador é a segunda cidade a receber o projeto, que estreou no final de maio em Brasília (DF) e ainda seguirá para Recife (PE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM), onde será apresentado na Arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, com capacidade para 25 mil pessoas. A expectativa é de atingir mais de 80 mil espectadores nos sete estados que irá percorrer. A companhia é composta por 29 músicos e atores em cena e mais de 57 pessoas envolvidas na produção.

Serviço:

O quê: Projeto Dionisíacas em Viagem, com a Cia. Oficina do Teatro Oficina, de São Paulo

Espetáculo: Bacantes

Onde: Teatro de Estádio (Montado no Campus da UFBA em Ondina, atrás da Escola de Dança)

Quando: domingo (dia 27), às 18h

Quanto: Ingresso gratuito, mas a produção sugere a doação de 1Kg de alimento não perecível ou de um brinquedo.

Espetáculo: O Banquete

Onde: Teatro de Estádio (Montado no Campus da UFBA em Ondina, atrás da Escola de Dança)

Quando: segunda-feira (dia 28), às 20h

Quanto: ingresso gratuito, mas a produção sugere a doação de 1Kg de alimento não perecível ou de um brinquedo.

Informações: www.teatroficina.com.br