Festas populares de Salvador em exposição produzida pelos jovens da Oi Kabum

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
A festa da Boa Viagem, uma das imagens produzidas pelos jovens da Oi Kabum

A festividade e o sincretismo religioso das manifestações populares da Bahia podem ser vistos gratuitamente na exposição Festas Populares de Salvador, em cartaz nas galerias Solar Ferrão e Oi Kabum!, no Pelourinho, de segunda à sexta, das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, até 21 de novembro. A mostra, composta por videoinstalações, fotografias, imagens em vídeo e animações em projeções acionadas por sensores de movimento, foi produzida pelos jovens do Núcleo de Produção da Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum!, em parceria com a ONG Cipó Comunicação Interativa.

São registros imagéticos feitos entre dezembro de 2009 a setembro de 2010, de 17 manifestações culturais que compõem o ciclo de festas típicas da capital baiana. Estão expostas imagens da festa de Santa Bárbara, da Conceição da Praia, de Santa Luzia, da Boa Viagem, da Lapinha, do Bonfim, da Segunda-feira Gorda da Ribeira, de São Lázaro e de Iemanjá, além da saída de blocos afros e afoxés, como o Ilê Aiyê, Filhos de Gandhi e Olodum, durante o Carnaval. Os estudantes registraram, ainda, os festejos juninos, o Cortejo do 2 de Julho, e as festas de São Roque e de Cosme e Damião. A idealizadora do projeto é fotógrafa Isabel Gouvêa, coordenadora da Oi Kabum!.

Serviço

Evento: Exposição Festas Populares de Salvador

Locais: Galeria Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho) e Galeria Oi Kabum! (Terreiro de Jesus, 17, Pelourinho)

Data: Até 21/11

Horário: De segunda à sexta, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h

Informações: (71) 3117-6357 / 3345-5657

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

2 comentários em “Festas populares de Salvador em exposição produzida pelos jovens da Oi Kabum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *