Festas populares de Salvador em exposição produzida pelos jovens da Oi Kabum

A festividade e o sincretismo religioso das manifestações populares da Bahia podem ser vistos gratuitamente na exposição Festas Populares de Salvador. A mostra está em cartaz nas galerias Solar Ferrão e Oi Kabum!, no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. A visitação pode ser feita de segunda à sexta, das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, até 21 de novembro. A exposição, que é composta por videoinstalações, fotografias, imagens em vídeo e animações em projeções acionadas por sensores de movimento, foi produzida pelos jovens do Núcleo de Produção da Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum!, em parceria com a ONG Cipó Comunicação Interativa.

São registros imagéticos feitos entre dezembro de 2009 a setembro de 2010, de 17 manifestações culturais que compõem o ciclo de festas típicas da capital baiana. Estão expostas imagens da festa de Santa Bárbara, da Conceição da Praia, de Santa Luzia, da Boa Viagem, da Lapinha, do Bonfim, da Segunda-feira Gorda da Ribeira, de São Lázaro e de Iemanjá, além da saída de blocos afros e afoxés, como o Ilê Aiyê, Filhos de Gandhi e Olodum, durante o Carnaval. Os estudantes registraram, ainda, os festejos juninos, o Cortejo do 2 de Julho, e as festas de São Roque e de Cosme e Damião. A idealizadora do projeto é fotógrafa Isabel Gouvêa, coordenadora da Oi Kabum!.

Serviço:

O quê: Exposição Festas Populares de Salvador

Onde: Galeria Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho) e Galeria Oi Kabum! (Terreiro de Jesus, 17, Pelourinho)

Quando: de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, até 21/11

Quanto: ingresso gratuito

Informações: (71) 3117-6357 / 3345-5657