Saveiros colorem o mar da Baía de Todos-os-Santos na 42ª Regata João das Botas

Organizada pelo Comando do 2º Distrito Naval, através da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e com patrocínio da Braskem, a competição mantém viva a tradição dos saveiros

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mais de 70 saveiros cruzaram o mar da Baía de Todos-os-Santos, durante a 42ª Regata João das Botas, na tarde do último domingo, dia 26 de janeiro. A tradicional competição realizada pelo Comando do 2º Distrito Naval, através da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e com patrocínio da Braskem, encantou baianos e turistas que lotaram a praia do Porto da Barra, local de largada e chegada da prova. Nesta edição, o grande vencedor ou “Fita Azul” (primeira embarcação a cruzar a linha de chegada), foi o saveiro vela de içar “Novo Cruzeiro”, que também conquistou a primeira posição na classe popa torada. O primeiro lugar da classe saveiro vela de içar pequeno foi conquistado pelo “Vencedor das Lutas” e na classe saveiro vela de içar – lancha, o posto mais alto do pódio ficou com o barco “Rompe Nuvem”.

Além da entrega de troféus e da premiação em dinheiro para os três primeiros colocados de cada categoria, foram sorteados ainda eletrodomésticos para os participantes da regata. “Graças ao patrocínio da Braskem, que nos permite inclusive ofertar um prêmio em dinheiro para os três primeiros colocados, nos últimos anos temos conseguido manter a maioria dos saveiros não só de vela de içar, como os peneiros, em atividade, buscando manter vivo esse pedaço da nossa gloriosa historia”, lembra o comandante José Antonio Freitas Costa, Capitão-de-Mar-e-Guerra e organizador da Regata João das Botas.

Segundo Emmanuel Lacerda, gerente de relações institucionais da Braskem na Bahia, o patrocínio de ações e iniciativas culturais faz parte da política de Responsabilidade Social da petroquímica. “Ao apoiar a Regata João das Botas, temos como objetivo contribuir para a preservação de umas das mais belas tradições náuticas da Bahia, que são os saveiros de vela”, ressalta Lacerda.

Origem da Regata João das Botas

Até a década de 1940, os saveiros eram o principal meio de transporte no Recôncavo baiano, responsáveis por quase 90% do abastecimento da capital. Nesta época, mais de mil embarcações cruzavam o mar da Baía de Todos-os-Santos. Em 1969, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), por intermédio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), resolveu organizar uma regata de saveiros para que a população pudesse apreciar o belo espetáculo dasvelas ao mar. Em 1972, a Regata recebeu como patrono o Almirante João Francisco de Oliveira Botas, mais conhecido como João das Botas – herói da Guerra da Independência, na Bahia.

 

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES:

 

  • Classe Fita Azul (Saveiro de Vela de Içar)

Novo Cruzeiro

  • Classe Saveiro de Vela de Içar Pequeno

1º Lugar – Vencedor das Lutas

2º Lugar – Feliz Ano Novo

3º Lugar – Cruzeiro da Vitória

  • Classe Saveiro de Vela de Içar Lancha

1º Lugar – Rompe Nuvem

2º Lugar – Mensageiro do Destino

3º Lugar – Ideal

  • Classe Saveiro de Vela de Içar Popa Torada

1º Lugar – Novo Cruzeiro

2º Lugar – Sombra da Lua

3º Lugar – É Da Vida

  • Saveiro Classe “A”

1º Lugar – Litutriba

2º Lugar – Fênix

3º Lugar – PIngote

  • Saveiro Classe “B”

1º Lugar – Ago

2º Lugar – Eva Mar

3º Lugar – Thutherirys

  • Saveiro Classe “C”

1º Lugar – Mestre Tampão

2º Lugar – Caixa Prego

3º Lugar – Mestre Lidio

  • Saveiro Classe “D”

1º Lugar – Spartack

  • Saveiro Classe “E” 2 Velas

1º Lugar – Bambolê

  • Saveiro Classe “Pesca”

1º Lugar – Sol Nascente

2º Lugar – Brinco da Costa

3º Lugar – Manezinho Pescador

  • Classe Catraia

1º Lugar – Celebridade

2º Lugar – O Guri

3º Lugar – Faz Parte

  • Classe Canoa “A”

1º Lugar – A Nova

  • Classe Canoa “B”

1º Lugar – Zuca

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *