Eco Parque Sauípe recebe visita de crianças e jovens com deficiência

Com idade entre 7 e 23 anos, o grupo integra o serviço de Atendimento Educacional Especializado da Prefeitura Municipal de Mata de São João

Foto: Ulisses Dumas l Ag. BAPress
Foto: Ulisses Dumas l Ag. BAPress

Estimular a conscientização para a conservação do Meio Ambiente e as boas práticas de sustentabilidade. Esses conceitos serão ensinados a 25 estudantes com deficiência e seus pais, durante visita na manhã desta quarta-feira, dia 28/10, ao Eco Parque Sauípe, localizado a 77 km de Salvador. O grupo, composto por crianças e jovens com idade entre 7 e 23 anos, integra o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Prefeitura Municipal de Mata de São João.

Mantido pelo Instituto Fábrica de Floresta (IFF), patrocinado pela Braskem e Cetrel – Odebrecht Ambiental, o Eco Parque Sauípe, está situado em uma área de 66 hectares de florestas, nascentes, lagos e ampla biodiversidade. Durante a visita, os estudantes conhecerão o Programa de Educação Ambiental do Instituto, que visa contribuir para a educação de jovens e moradores das comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari, beneficiando, principalmente, as cidades de Camaçari, Dias D’Ávila e Mata de São João. Os visitantes conhecerão ainda a Estação Ambiental Braskem e o Museu de História Natural Cetrel, com os Núcleos de Arqueologia e de Ciências Naturais.

O gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Hélio Tourinho, explica que incentivar ações socioeducativas e ambientais faz parte da política de responsabilidade social da empresa. “Com a Estação Ambiental conseguimos reunir essas duas vertentes num só lugar. Desde sua inauguração em junho de 2014, já recebemos mais de 12 mil visitas, em sua maioria crianças e jovens, que serão multiplicadores de conhecimento”, ressalta.

A Estação Ambiental

Foto: Ulisses Dumas l Ag. BAPress
Foto: Ulisses Dumas l Ag. BAPress

Construída em uma área de 750 m² a Estação Ambiental Braskem é distribuída em três módulos. O primeiro, o Espaço Braskem, é dedicado ao ciclo de vida do plástico e suas possibilidades de tornar a vida do consumidor mais prática e sustentável, com destaque para o PE verde, plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima 100% renovável. O segundo módulo é o Espaço Interativo da Sustentabilidade, destinado a atividades relacionadas à sustentabilidade e o consumo consciente, com foco em temas como: Água, Energia e Resíduos.

Já o terceiro e último módulo é o Viveiro Escola, onde os alunos visitantes recebem informações sobre botânica, de produção e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica e conservação das florestas. As mudas produzidas neste viveiro são plantadas em áreas degradadas pelo Instituto Fábrica de Florestas, apoiado também pela Braskem. Para cumprir seu caráter educativo, a Estação Ambiental Braskem conta com uma equipe multidisciplinar formada por biólogos, técnicos ambientais e viveiristas do Eco Parque Sauípe que guiam os visitantes pelo espaço.

“Desde de 2009, recebemos diversos grupos com necessidades especiais, que por meio da sensibilização, permitiu descobrir o sentido mais íntimo da educação ambiental”, explica Álvaro Oyama, diretor Executivo do Instituto Fábrica de Florestas. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (71) 8117-3656 ou pelo e-mail: pea@fabricadeflorestas.org.br.

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *