Jovens do Projeto Arte Graffiti realizam intervenção em Viaduto da BA-526

No próximo sábado, 19 de dezembro, entre 8h e 11h, 30 jovens darão um banho de arte no viaduto que fica em frente ao Salvador Norte Shopping, localizado no início da rodovia Cia-Aeroporto (BA-526). A ação representa a fase final da Oficina Arte Graffiti, projeto desenvolvido pela Concessionária Bahia Norte e o arte-educador Denis Sena, com jovens moradores de comunidades de Salvador e Região Metropolitana.

As oficinas começaram em setembro, com aulas realizadas no Instituto JCPM de Compromisso Social, que atende jovens da comunidade de São Cristóvão. No programa foi discutido o potencial pedagógico do grafite como forma de expressão artística, política e cultural. A iniciativa também abordou as possibilidades de criação e customização de produtos, tendência que segue ganhando destaque no mercado por agregar valor simbólico a itens como roupas, sapatos, mochilas, eletrodomésticos, peças de decoração, dentre outros.

A oficina também abordou a cultura Hip Hop, movimento do qual a linguagem “grafite” é uma das formas de expressão. “Desde os anos 80 o grafite já estava na Bienal de São Paulo. Hoje, é currículo nas escolas. Esta forma de arte tem muita força social e cultural”, lembra o artista Denis Sena.

O projeto – O Arte Grafifti é realizado pela Bahia Norte desde 2013, e já passou por oito municípios localizados no entorno do Sistema de Rodovias BA-093, a exemplo e Pojuca, Mata de São João, Dias D’ávila e Camaçari.

Os resultados acumulados do projeto:

* 326 participantes nas mostras culturais;

* 160 adolescentes e jovens participaram das oficinas;

* 16 articuladores envolvidos com o projeto;

* 13 parceiros foram mobilizados;

* 8 oficinas realizadas que beneficiaram os oito municípios que integram o Sistema BA-093;

* 6 mostras culturais concretizadas.