Projeto do Villa Campus de Educação terá contação de histórias, poesia, teatro e música

A IX edição do Armazém Literário vai reunir mil de participantes entre estudantes e familiares neste sábado, 19/03

Pesquisas do mundo todo mostram que as crianças que gostam de ler aprendem melhor, pronunciam melhor as palavras, se comunicam com mais facilidade e fixam mais a grafia correta das palavras. Para estimular o prazer pela leitura e sensibilizar os estudantes para a escolha dos livros através de atividades lúdicas e culturais, o Villa Campus de Educação realizará neste sábado, 19 de março, das 8h30 às 12h30, a IX edição do Armazém Literário, que traz como tema a Poesia e vai reunir mil participantes. O evento ainda vai reunir autoras como Terezinha Passos, Renata Fernandes, Sandra Popoff, entre outras.

Os alunos da Educação Infantil e Fundamental I vão participar de oficinas, contação e cantação de histórias, sarau literário, apresentações teatrais e recital de poesias.Assim, através da realização de atividades lúdicas e culturais, os estudantes e seus familiares terão a oportunidade de se aproximar do mundo mágico da leitura. “O céu não é o limite para aquele que lê. Os livros apresentam às crianças, jovens e adultos um horizonte infinito, onde seres de papel e de letras, constituídos na linguagem da arte, habitam as histórias, romances, poemas, contos, provocando emoções singulares, encantamentos e sonhos”, explica Dhida Barreto, coordenador de Eventos do Villa Campus de Educação.

Nesta edição, o Armazém Literário vai homenagear o Dia Nacional da Poesia, celebrado na última segunda-feira, 14 de março. “É o primeiro ano que damos um tema ao Armazém Literário, mas a proposta é homenagear um estilo literário a cada ano. Como temos trabalhado muito com Vinícius de Moraes, Cora Coralina e Carlos Drummond de Andrade, achamos que a poesia estaria muito integrada neste evento”, acrescenta Dhida. Na programação, os estudantes poderão exercitar também a língua inglesa, graças ao aprendido em sala de aula no projeto Bilíngue.De forma criativa e divertida as crianças serão encorajadas a participar, interagindo durante a apresentação de histórias em inglês.

O evento acontece como uma culminância ao projeto pedagógico realizado durante todo ano letivo pelo Villa, que envolve contação de histórias e atividades na biblioteca, com participação integral de uma bibliotecária e uma pedagoga, que utilizam o espaço para promover o aprendizado em apoio ao processo pedagógico e dinamizando os projetos de leitura. “Realizamos periodicamente o Sofá Literário que estimula o contato das famílias com as crianças, um encontro com os pais que narram as histórias que marcaram a infância para os filhos e colegas, bate-papos sobre temas contemporâneos, além da Semana Nacional do Livro, um evento anual com uma programação extensa”, finaliza o coordenador.

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *