Quase 4,5 mil estudantes participam da Olimpíada Baiana de Química 2016

Neste sábado, dia 6, serão realizadas as provadas da segunda fase do evento, que é realizado pelo Instituto de Química da Ufba e tem patrocínio da Braskem, Dow Química e Brasilgás

 

Neste sábado, dia 6/08, às 14h, quase 4,5 mil alunos do Ensino Médio e Tecnológico de diversas cidades baianas participam da segunda fase da Olimpíada Baiana Química (OBAQ). O evento, que chega a sua da 11ª edição, é organizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ-Bahia), com o apoio do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço Social da Indústria (SESI), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e Fundação CEFET-BAHIA. A atividade tem patrocínio da Braskem, Brasilgás e Dow Química, empresas que incentivam ações de inovação e desenvolvimento sustentável.

O objetivo da Olimpíada Baiana Química é dar oportunidade para que jovens estudantes interessados na disciplina possam conhecer melhor os processos de separação de misturas, ligações, reações químicas, entre outros. Os portões serão abertos às 13h30 e a duração da prova é de quatro horas. O exame será aplicado em 62 municípios. Em Salvador, a prova ocorrerá no Pavilhão de Aulas Prof. Luiz Felippe Serpa, antigo PAF I da UFBA, localizado no bairro de Ondina.

Na primeira fase, que foi realizada nas escolas, mais de 16 mil estudantes concorreram às vagas disponibilizadas pela coordenação da OBAQ para a segunda fase do concurso. Os candidatos devem comparecer aos locais de prova munidos de documento de identificação com foto. Não será permitido o uso de celulares, calculadoras reprogramáveis e outros equipamentos eletrônicos. As questões devem ser respondidas com caneta esferográfica azul escura ou preta. Os alunos mais bem classificados na Fase II representarão a Bahia nas Olimpíadas Norte-Nordeste e Brasileira de Química de 2017. Mais informações no site www.obaq.ufba.br.