Centro de Estudos Holiste promove eventos gratuitos sobre saúde mental

Imagem inline 1

Desmistificar a saúde mental e estimular a discussão e o aprendizado sobre o tema. Esses são os objetivos do Centro de Estudos Holiste lançado este ano. A iniciativa já rendeu três frutos: o Ciclo de Palestras Holiste, que em julho trouxe a Salvador o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé; o Programa de Treinamento Holiste, que chega a sua terceira edição no dia 27/08 e o Encontros Holiste. Este último destinado a familiares e pessoas que lidam com pacientes portadores de transtornos mentais e que será aberto na próxima quarta-feira, dia 31/08.

“Toda discussão atual sobre a saúde mental vem a ser positiva pois, devido a um longo período de negligência da administração pública e de perseguição ideológica à psiquiatria, pouco se produziu no sentido de informar as pessoas sobre as doenças mentais e seus tratamentos, bem como quase nada foi feito para combater preconceitos em torno do assunto”, afirma Dr. Luiz Fernando Pedroso, diretor clínico da Holiste. Para o médico psiquiatra, mesmo com “todos os avanços da psiquiatria moderna nos últimos anos, a falta de informação e preconceitos em torno da saúde mental assumem um papel de relevância, afastando pessoas que poderiam se beneficiar de um acompanhamento profissional”, conclui Pedroso.

Programa de Treinamento Holiste

Depois de abordar temas como: Aspectos éticos-legais na saúde mental e psiquiatria, e oDesenvolvimento Psicológico Humano, a terceira edição do Programa de Treinamento Holiste, irá tratar, neste sábado (27), o tema Dinâmica das Relações em Grupo, que será abordado pelo psicólogo Rogério Barros. Os workshops mensais são destinados aos colaboradores da Clínica Holiste e buscam ampliar os conhecimentos na área de saúde mental de toda a equipe. Ao todo, estão previstos a realização de 10 encontros com temas diretamente relacionados a saúde mental.

“A proposta é debater a origem e função dos grupos humanos, e sua importância para o ser falante. Também será discutido o tema das equipes de trabalho que tratam de transtornos mentais, pontuando os impasses e possibilidades de trabalho”, esclarece o psicólogo Rogério Barros.

Já o primeiro Encontros Holiste será realizado, no próximo dia 31/08 (quarta-feira), às 19h, no Holiste Dia, no bairro da Pituba, em Salvador e irá contar com palestras do psicólogo Cláudio Melo, sobre O papel da família no tratamento Psiquiátrico e do psiquiatra Victor Pablo, sobre o tema Cuidando do Cuidador. Logo em seguida os dois profissionais responderão as perguntas dos participantes.

Segundo o psiquiatra, na evolução natural da crise para a fase crônica, um elemento familiar espontaneamente ocupa o papel de cuidador mor. Porém, por mais amor que tenhamos pelo ente adoecido, qualquer pessoa tem um limite para a exaustão causada pelo acompanhamento de um paciente com transtornos mentais. “Entretanto, o apoio de um profissional e a informação especializada torna mais eficiente a atitude do cuidador, assim como ajuda-o a cuidar de si mesmo. Sem isso, acabaríamos tendo duas pessoas a serem cuidadas, e não apenas uma”, comenta Victor Pablo, adiantando um pouco sobre o tema de sua palestra.

A coordenadora do Centro de Estudos Holiste, a médica psiquiatra Fabiana Nery, explica que a ideia do evento não é trazer palestras técnicas, e sim estimular uma conversa mais próxima entre os profissionais e pessoas que têm em comum familiares que lidam com os transtornos mentais. “Esse é um assunto sensível e delicado, mas que deve ser discutido, visando sempre proporcionar a melhor condição possível para o paciente, seus familiares e cuidadores”, ressalta. O Encontros Holiste é um evento gratuito e as inscrições podem ser feitas no site ou nas recepções da clínica. As vagas são limitadas. Mais informações: holiste.com.br/centro-de-estudos-holiste/encontros-holiste-primeiro-evento.

 

SERVIÇO

Evento: Programa de Treinamento Holiste

Data: Sábado, dia 27/08

Palestrantes: psicólogo Rogério Barros – Dinâmica das Relações em Grupo

Local: Hospital Dia (Rua das Rosas, 658, Pituba)

Entrada: Evento fechado

 

Evento: Encontros Holiste

Palestrantes: psicólogo Cláudio Melo – O papel da família no tratamento Psiquiátrico e o psiquiatra Victor Pablo – Cuidando do Cuidador

Data: Quarta-feira, dia 31/08

Horário: às 19h

Local: Hospital Dia (Rua das Rosas, 658, Pituba)

Entrada: Gratuita

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *