Ciúmes e sexualidade são temas de ciclo de palestras em Salvador

pesquisadora Carmita Abdo será a convidada nesta segunda edição do Ciclo de Palestras Holiste, que foi aberto em julho pelo filósofo Luiz Felipe Pondé

As psiquiatras Fabiana Nery e Carmita Abdo (Fotos: Divulgação)
As psiquiatras Fabiana Nery e Carmita Abdo (Fotos: Divulgação)

A médica psiquiatra e pesquisadora Carmita Abdo é a convidada da segunda edição do Ciclo de Palestras Holiste, que acontece no próximo dia 21 de setembro (quarta-feira), às 19h, no São Salvador Hotéis e Convenções, no bairro do Stiep. Na ocasião, a especialista irá falar sobre Comportamento Sexual. O evento, que é gratuito, será aberto pela médica psiquiatra e coordenadora do Centro de Estudos Holiste, Fabiana Nery, que vai tratar sobre o tema Sofrer por amor: Qual o limite?. Após a conferência, será realizada uma mesa redonda, onde as duas palestrantes responderão às perguntas da plateia. As inscrições podem ser feitas no site palestras.holiste.com.br, mas as vagas são limitadas.

Considerada uma das mais importantes pesquisadoras sobre Comportamento Sexual no Brasil, Carmita Abdo se dedica a estudar o assunto há mais de 40 anos. Doutora e Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Carmita fundou e até hoje coordena o Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Recentemente o ProSex realizou uma pesquisa envolvendo três mil homens e mulheres em sete capitais brasileiras.

O objetivo do estudo foi traçar um panorama das práticas e dos tabus dos relacionamentos sexuais no país e os impactos destes nas relações interpessoais, afetivas e sociais. “Nesse tempo todo que tenho trabalhado com o assunto, eu tenho constatado e confirmado que realmente o sexo é o gatilho de muitas das ações humanas, dos erros e das virtudes de homens e mulheres. Sem dúvida um assunto muito instigante”, afirma Carmita.

Autora de oito livros, entre eles Sexualidade Humana e Seus Transtornos, Da Depressão à Disfunção Sexual – e vice-versa e Descobrimento Sexual do Brasil, Carmita explica que, no país, assim como em todo o mundo, o relacionamento entre as pessoas, nos últimos anos, passou por significativas mudanças. “O compromisso não é mais imprescindível, as relações sexuais se dão quase que instantaneamente, antes até que as pessoas se conheçam, pois se elas se sentem mutuamente atraídas já se permitem fazer sexo, o que acaba resultando na dissociação entre relação afetiva e sexual, hoje razoavelmente independentes”, afirma a psiquiatra.

Em sua palestra de abertura, a médica psiquiatra e coordenadora de Centro de Estudos Holiste, Fabiana Nery, irá explicar que o ciúme normal, que é natural de todas as pessoas, seria um sentimento onde o indivíduo tem medo de perder a pessoa amada. “Em geral, essa emoção é transitória e está relacionada a casos específicos, apresentando uma intensidade normal para aquela situação. Quando falamos de um ciúme patológico ou doentio, ou ainda sobre a síndrome de Otelo, estamos falando de um quadro onde a pessoa tem a necessidade de posse e controle do ente amado, principalmente do controle do comportamento e dos sentimentos daquela pessoa”, esclarece a psiquiatra Dra. Fabiana.

O primeiro evento do Ciclo de Palestras aconteceu em julho e contou com as palestras do psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, diretor clinico da Holiste, com o tema “Psiquiatria para Além da Medicina” e do filosofo Luiz Felipe Pondé, que falou sobre “Os desafios da Mudança”. O evento reuniu psiquiatras, psicólogos e outros profissionais da saúde mental.

Serviço:

EventoCiclo de Palestras Holiste

Palestrantes: Dra. Fabiana Nery, médica psiquiatra e coordenadora do Centro de Estudos Holiste e a Dra. Carmita Adbdo, médica psiquiatra e coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Abertura: Dia 21/09 (quarta-feira)

Horário: às 19h

Local: São Salvador Hotéis e Convenções (Rua Doutor José Peroba, 244 – Stiep)

Inscrições: Gratuitas

Mais informaçõeswww.holiste.com.br/palestras

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *