Documentário sobre o cinema novo chega a Salvador em novembro

Chega aos cinemas de Salvador no próximo dia 17 de novembro, o documentário Cinema Novo, de Eryk Rocha. Distribuído pela Vitrine Filmes, a película é um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, através do pensamento e fragmentos de filmes dos seus principais autores. O documentário mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou, logo no início da década de 1960, uma nova forma de fazer cinema no Brasil – a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução – e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas e fosse ao encontro do povo brasileiro.

Cinema Novo vai integrar no dia 10, a programação do Panorama de Cinema em Salvador e, no dia 24, em Belo Horizonte. O documentário fez sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2016 e levou o prêmio L’Œil d’or (Olho de Ouro) de Melhor Documentário. Como justificativa do prêmio o júri oficial considerou: “Cinema Novo… é um ousado ensaio impressionista… mostrando que o cinema hoje pode ser ao mesmo tempo político e sensual, poético e engajado”.

O filme também foi selecionado para a mostra “The Contenders”, organizada pelo MoMa, de Nova York, que tem como ênfase exibir os melhores filmes do ano. Além disso, o documentário foi nomeado ao Prêmio Fênix 2016 de melhor longa-metragem documental. Cinema Novo é uma produção da Coqueirão Pictures e Aruac Filmes, em coprodução com o Canal Brasil e FM Produções.

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *