Projetos culturais e socioambientais apoiados pela Braskem participam da Virada Sustentável Salvador

Iniciativas com potencial transformador e focadas no desenvolvimento humano sintetizam o investimento da Braskem na comunidade baiana, e integram a programação gratuita do evento, que irá movimentar diversos espaços urbanos de Salvador levando a mensagem da sustentabilidade

Mesclar atividades culturais e de sustentabilidade: esse é o objetivo da Virada Sustentável Salvador, uma realização do Instituto Fábrica de Florestas (IFF), em parceria com a Virada Sustentável, que promove sua primeira edição na capital baiana neste fim de semana – dias 25 e 27 de novembro. A Braskem participa ativamente do evento, apresentando quase sete ações socioambientais e projetos culturais que integram a programação gratuita do evento, no Jardim Botânico e nos parques da Cidade, Costa Azul, de Pituaçu e o São Bartolomeu.

Nesta sexta-feira (dia 25/11), às 14h, Jorge Soto (diretor de Sustentabilidade da Braskem) irá mediar a roda de conversa Comunicando a Sustentabilidade, no Auditório Parque Social, no Parque da Cidade. Participam do debate Juca Cunha (diretor da Ser) e André Palhano (jornalista e idealizador da Virada Sustentável). No sábado (dia 26), outra roda de conversa debaterá Resíduos e Reciclagem – um envolvimento de todos, com mediação de Asher Kiperstok (Rede de Tecnologias Limpas da Universidade Federal da Bahia – TECLIM/UFBA).

“A Virada Sustentável tem uma dinâmica inclusiva e aderente ao que nós, da Braskem, buscamos apoiar: projetos que incentivam a transformação e o desenvolvimento da comunidade baiana através da inclusão social, da educação ambiental e da promoção cultural. Estamos certos de que será uma experiência muito positiva para todos que participarem”, afirma Hélio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Projetos culturais – Entre as iniciativas apoiadas pela Braskem está o Viveiro Escola Itinerante, ação do Instituto Fábrica de Florestas, que promoverá oficinas de plantio e distribuição de mudas no Parque da Cidade. No sábado e domingo (dias 26 e 27), às 11h, no Parque da Cidade, a editora Caramurê oferececontação de histórias com a atriz Diana Ramos interpretando a palhaça Bonna Bonacha. Às 15h também do sábado 26, a contação de histórias será com o ator e educador Enjolras de Oliveira. A editora, em parceria com a Braskem, foi a responsável pelo lançamento da coleção de livros infanto-juvenis Eu Vim da Bahia, impressos em Vitopaper®, papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo, que não rasga, não molha e absorve 20% menos tinta na impressão.

A Caramurê também estará no Parque Costa Azul, no longe do Iaô Design, da Associação Fábrica Cultural, comandada por Margareth Menezes, que combina reciclagem e inclusão produtiva. A partir de lona plástica reaproveitada serão expostas peças de mobiliário, como almofadas e pufes, e acessórios, como sandálias e bolsas, assinadas pelas estilistas Márcia Ganem e Luciana Galeão e produzidos pelas costureiras da Península de Itapagipe.

Legado e Incentivo à leitura

Voltado para a democratização e incentivo à leitura, o projeto Livres Livros, também patrocinado pela Braskem, vai inaugurar no sábado (dia 26), às 9h, o Cantinho de Leitura no Parque da Cidade, que irá reunir em um espaço lúdico obras de diversos autores, além de receber ao longo de todo um ano encontros com autores, contação de histórias, palestras e oficinas gratuitas. O projeto Livres Livros, existente desde maio de 2015, busca incentivar a leitura e propõe a troca, doação e leitura de livros, através da instalação de minibibliotecas livres em diversos pontos da cidade, além de ações nas comunidades que buscam sensibilizar a população para a importância da leitura.

 

Serviço:

Evento: Virada Sustentável Salvador

Dia 25/11 (sexta-feira)

Roda de Conversa: “Comunicando a Sustentabilidade”

Local: Auditório Parque Social (Parque da Cidade)

Horário: 14h às 16h30

Mediação: Jorge Soto (diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem)

Participantes: Juca Cunha (diretor da Ser) e André Palhano (jornalista e responsável pela Virada Sustentável)

Roda de conversa “Resíduos e Reciclagem – um envolvimento de todos”

Local: Auditório Parque Social (Parque da Cidade)

Horário: 14h às 16h30

Mediação: Asher Kiperstok (Rede de Tecnologias Limpas da Universidade Federal da Bahia – TECLIM/UFBA)

Participante: Michele Almeida (Presidente da Camapet).

 

Dia 26/11 (sábado)

Inauguração do Cantinho de Leitura Livres Livros

9h – Abertura

09h30 – Declamação de poesias

10h – Convidado fala sobre a importância da sustentabilidade

10h30 às 12h – Ação com grafite para customização das unidades Livres Livros

Local: Parque da Cidade

Estande da Caramurê Editora

11h – Contação de histórias com a atriz Diana Ramos interpretando a palhaça Bonna Bonacha

15h – Contação de histórias com o ator e educador Enjolras de Oliveira

Local: Parque da Cidade

Dia 27/11 (domingo)

11h – Contação de histórias com a atriz Diana Ramos interpretando a palhaça Bonna Bonacha

Local: Parque da Cidade

 

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *