Clínica especializada em saúde mental é inaugurada em Salvador

Numa cerimônia concorrida, que reuniu psiquiatras, psicólogos e profissionais que atuam na área de saúde mental no estado, foi inaugurada na noite dessa quinta-feira (dia 24/11), a nova sede da Clínica Holiste, no bairro de Pituaçu, em Salvador. O empreendimento, que ocupa uma área de 6 mil m², sendo 5 mil m² de área construída, é considerado o maior investimento do setor nos últimos 30 anos na Bahia. A nova clínica, idealizada pelo médico psiquiatra Luiz Fernando Pedroso e pela enfermeira psiquiátrica Sandra Siqueira, irá oferecer aos pacientes todos os recursos da psiquiatria moderna.

Em seu discurso, o psiquiatra Luiz Fernando Pedroso afirmou que o objetivo com a nova sede, é de consolidar a Holiste como referência no tratamento em saúde mental no Norte e Nordeste. “Este projeto foi concebido para levar um atendimento de alta qualidade ao paciente com transtorno mental, seja no tratamento ambulatorial ou na internação psiquiátrica. O grande foco da estrutura é tornar a experiência do paciente a mais agradável possível, mesmo se tratando de uma Semi-UTI Psiquiátrica”, afirmou o diretor clínico da Holiste.

O psiquiatra lembrou, ainda, que com a nova estrutura será possível desenvolver melhor o conceito de ambientoterapia, que se baseia no trabalho psicológico das relações entre pacientes, terapeutas e demais profissionais da clínica. “Com isso, além de reduzir eventuais traumas da internação, a experiência institucional irá estimular e promover o desenvolvimento pessoal dos pacientes”, ressalta Pedroso.

Sustentabilidade

A nova sede está dividida em diferentes espaços. Primeiro temos o prédio principal, que abriga o setor administrativo, consultórios, sendo dois deles exclusivos para o atendimento infantil, salas de neuroestimulação (ECT e EMT), auditórios, salas para realização de atendimento familiar e reuniões. Em seguida vem o ambiente da internação psiquiátrica, que traz quartos individuais, duplos e triplos, piscina com raia e estrutura para hidroginástica, academia, quadra poliesportiva, salão de beleza, spa com hidromassagem e sauna, além de salas de atividade terapêutica, salão de jogos e áreas de convivência ao ar livre. Há, ainda, no projeto do arquiteto Eduardo Brandão uma estrutura destinada aos colaboradores da Holiste, com cozinha industrial, refeitório, vestiários e sala de descanso.

Outro diferencial do projeto são as ações de sustentabilidade, como aproveitamento de água da chuva, isolamento térmico dos ambientes e o aquecimento de água, através de placas de energia solar. Com dois geradores de energia para emergências, a nova sede tem sua autonomia operacional assegurada em situações de desabastecimento. Já a partir do dia 5 de dezembro, a Holiste passa a atender nas novas instalações. A antiga sede, localizada na rua Guilhard Muniz, na Pituba, passa a abrigar a Residência Terapêutica da Holiste, juntamente com as instalações do hospital dia da Holiste, localizado na Rua das Rosas, nº 658, na Pituba.