Ação Cívico-Social (ACISO) leva serviços gratuitos para o município de Candeias e entorno

A ACISO será realizada de 16 a 19 de agosto, na localidade de Passé, em Candeias, e vai oferecer atendimento médico e odontológico, balcão de justiça e cidadania, emissão de RG, regularização de embarcações, palestras educativas, dentre outros.

​Foto: Marcos Hilton / Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador

 

Os moradores das comunidades do entorno do Porto de Aratu terão acesso gratuito a serviços de assistência médica, odontológica e social, durante a Ação Cívico-Social (ACISO), promovida pela Marinha do Brasil em parceria com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – COFIC, com patrocínio da Braskem e apoio da Prefeitura Municipal de Candeias, Vopak e Cetrel. A ação acontece de 16 a 19 de agosto, das 8h30 às 16h30 (quarta a sexta) e das 8h30 às 11h (sábado), na Praça do Rio do Cunha, em Passé, Candeias.

Serão oferecidos serviços de atendimento odontológico, Clínica médica, Cardiologia, Dermatologia, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia, Nutrição e farmácia popular. Para Mauro Pereira, Superintendente Geral do COFIC: “Trata-se de uma iniciativa de indiscutível importância para as comunidades do entorno do Porto de Aratu, por possibilitar o acesso gratuito a serviços relevantes de interesse comunitário, principalmente no campo da saúde”.

O público presente poderá realizar ainda emissão gratuita da 1ª e 2ª vias do RG (carteira de identidade); regularizar embarcações; esclarecer dúvidas no Balcão de Justiça e Cidadania; assistir palestras educativas e participar de atividades lúdicas, além de corte de cabelo. Já no estande do Sebrae serão prestadas orientações sobre empreendedorismo para quem desejar se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). “Além das tarefas diretamente ligadas ao preparo e emprego do Poder Naval para a defesa da Pátria, a Marinha do Brasil contribui com a população brasileira por meio de ações sociais, como a assistência prestada às comunidades ribeirinhas que enfrentam dificuldades de acesso aos serviços públicos. As Ações Cívico-Sociais que realizamos costumam motivar bastante os nossos militares, que delas participam de forma voluntária”, destaca o Capitão de Fragata Flávio Almeida, Assessor de Relações Institucionais do Comando do 2º Distrito Naval.

Um verdadeiro exército, composto por mais de 100 profissionais em diversas especialidades, estará envolvidos na ação, prestando serviços voluntários. A estrutura que será montada para o atendimento à população envolverá 17 barracas e oitotoneladas de equipamentos. “A ACISO é uma iniciativa transformadora e extremamente gratificante, pois oferece serviços gratuitos de saúde e cidadania de qualidade e de fácil acesso para milhares de pessoas”, ressalta Helio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia. A expectativa é que a uma média de mil atendimentos sejam realizados por dia na Ação Cívico-Social.

A ACISO conta com a participação do Comando do 2º Distrito Naval, Hospital Naval de Salvador, Capitania dos Portos da Bahia, Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, Cofic, Vopak, Cetrel, Prefeitura Municipal de Candeias, Colônia de Pescadores e Agricultores Z-54 de Candeias, NUDEC IMC – Núcleo de Defesa Comunitária de Ilha de Maré e Continente, além da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Instituto de Identificação Pedro Mello e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Curso de Pescador Profissional – No sábado, dia 19, para marcar o encerramento das atividades da Ação Cívico-Social, será realizada a cerimônia de formatura dos 30 moradores de Passé que concluíram o curso de Pescador profissional POP, promovido pela Braskem e Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), com associados da Colônia de Pescadores Z-54 de Passé.

Serviço:

O que? ACISO – Ação Cívico-Social

Quando? De 16 a 19 de agosto – Das 8h30 às 16h30 (quarta a sexta) e das 8h30 às 11h (sábado),

Onde? Praça do Rio do Cunha, Comunidade de Passé, Candeias-BA

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *