Livraria LDM do Shopping Paseo lança livro sobre historiografia dos sertões da Bahia

A história das histórias dos sertões da Bahia é o tema do livro Crônica, memória e história: formação historiográfica dos sertões da Bahia, do pesquisador e historiador Erivaldo Fagundes Neves, que será lançado na livraria LDM do Shopping Paseo no próximo sábado, dia 25, das 17 às 20h. A obra aborda, de forma global, a historiografia dos sertões baianos, disposta cronologicamente, desde as crônicas coloniais aos contemporâneos recortes temáticos resultados da fragmentada desconstrução epistemológica da “crise de paradigmas”. Também focaliza essa historiografia baiana sobre os sertões de modo a alcançar os diversos rincões sertanejos em suas comunidades, municipalidades e regionalidades.

“O livro constitui um painel do que se pensou, se verbalizou e se registrou sobre a construção de territórios, as formações sociais, as atividades econômicas, as evoluções políticas e as manifestações culturais desses agrupamentos humanos dispersos entre serras, planaltos e baixios, articulados no pertencimento espacial de baianidade”, declara Erivaldo Fagundes Neves. O autor tornou-se um dos pioneiros no registro histórico de pequenas comunidades, amparando-se em farta documentação existente no Arquivo Público da Bahia. Seus trabalhos vêm influenciando a moderna historiografia, não apenas no Brasil como no exterior. Atualmente, leciona na Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, instituição onde foi vice-reitor por uma gestão. Em 2004, tomou posse como Acadêmico Correspondente na Academia de Letras, em sua terra natal, o município de Caetité.

 

Serviço:

O quê – Lançamento do livro Crônica, memória e história: formação historiográfica dos sertões da Bahia, de Erivaldo Fagundes Neves.

Quando – 25 de novembro, sábado, das 17 às 20h.

Onde – Livraria LDM, Shopping Paseo (Rua Rubens Guelli, 135, Itaigara)

 

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *