Oficinas gratuitas de balé clássico e dança contemporânea

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) inicia 2018 com a oferta de duas turmas especiais em oficinas gratuitas que serão realizadas de 22 a 26 de janeiro (segunda a sexta-feira), para dançarinos de nível intermediário ou avançado. Das 10h às 11h30, a Oficina de Balé Clássico será ministrada por Gilmar Sampaio, com um total de 30 vagas; das 13h30 às 17h30, a Oficina de Dança Contemporânea tem condução de Léo Garcia, com 15 vagas. As aulas acontecem na Sala de Ensaio do Piso C, Ala A do Teatro Castro Alves (TCA), e as inscrições podem ser feitas no primeiro dia de oficina, na recepção do TCA.

A Oficina de Balé Clássico objetiva colaborar para o aperfeiçoamento e progressão da técnica clássica, muito utilizada como ferramenta para diferentes modalidades de expressões artísticas. Gilmar Sampaio, membro do BTCA e professor de balé clássico, é responsável pela preparação de inúmeros bailarinos para companhias de dança no Brasil e no exterior.

Já a Oficina de Dança Contemporânea propõe imprimir no gesto as referências vividas pelo próprio corpo do indivíduo. A intenção é buscar minúcias e a fluidez do movimento, alcançando e articulando o corpo em sua dimensão integral, como também focando em partes periféricas. O trabalho passa pelas ideias de peso, densidade, fluxo, escuta, escolha real e isolamento articular, também a partir dos quatro elementos – terra, ar, água, fogo –, permitindo que as sensações geradas estendam-se pelo corpo e sejam traduzidas em movimentos. Pretende-se ainda estreitar relações com a musicalidade e abordar memórias e registros culturais do gueto. O ministrante, Léo Garcia é idealizador do Coletivo Ubuntu, integra o elenco da Cia. de Dança do Palácio das Artes e circula por diversos espaços dando aulas de dança contemporânea.

Foto: Divulgação

O quê? Oficinas do BTCA
Local: Sala de Ensaio do Piso C, Ala A do TCA (Campo Grande)
Para nível intermediário/avançado
Participação gratuita
 
Oficina de Balé Clássico com Gilmar Sampaio
Quando: de 22/01 a 26/01, das 10h às 11h30
30 vagas
As inscrições serão feitas no primeiro dia de oficina, a partir de 9h, na recepção do TCA
 
Oficina de Dança Contemporânea com Léo Garcia
Quando: de 22/01 a 26/01, das 13h30 às 17h30
15 vagas
As inscrições serão feitas no primeiro dia de oficina, a partir de 13h, na recepção do TCA
Informações: (71) 3117-4846, das 13h às 19h