Últimos dias da exposição em homenagem a Dona Canô na Caixa Cultural Salvador

Um convite à cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, e à casa – sempre de portas abertas – da família Velloso, a exposição Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem fica em cartaz até o dia 27 de maio, na Caixa Cultural Salvador, no Centro Histórico da capital baiana. A mostra homenageia Claudionor Viana Teles Velloso (1907 – 2012), ou simplesmente Dona Canô, uma das mais notáveis mulheres centenárias da Bahia. Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem reúne objetos pessoais, fotografias, textos, canções, poemas, vídeos e depoimentos que perpassam os 105 anos de vida da matriarca da família Velloso.

Visitada por mais de 8 mil pessoas, a exposição conta com seis espaços cenográficos, criados pela cenógrafa Ana Kalil, que retratam o casarão branco e azul da família Velloso, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação e a feira da cidade. Com curadoria assinada por Elaine Hazin, Ju Velloso Mesquita e Tania Fraccaroli, a mostra traz peças importantes do acervo pessoal de Dona Canô.

Os destaques vão para a coleção de terços e um altar de orações da homenageada, além de fotografias raras da família, textos em verso e prosa assinados por filhos e netos, além de depoimentos em vídeo – inclusive com falas dos filhos ilustres Maria Bethânia e Caetano Veloso – exibidos em projeções mapeadas em pratos dispostos sobre uma grande mesa, que reproduz o quintal da casa de Canô, um dos espaços mais afetivos da exposição.

Serviço:
O quê:
Exposição Ser Feliz é Para Quem Tem Coragem
Quando:
 de terça a domingos, das 9h às 18h, até 27 de maio 
Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Entrada: Gratuita
Informações:
 (71) 3421-4200
Classificação: livre