Marketing do bem é destaque no Cannes Lions Road Show

O chamado “Marketing do Bem” foi destaque da terceira edição do Cannes Lions Road Show, realizado na noite dessa terça-feira (dia 3), em Salvador. Cerca de 500 pessoas, entre profissionais do mercado publicitário e estudantes da área lotaram o UCI Orient, no Shopping Barra, para assistirem à exibição do rolo do Festival de Criatividade de Cannes 2019, realizado no mês de junho, na França.

Os cases premiados e insights do “Oscar” da propaganda mundial foram apresentados durante o evento gratuito, promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), em parceria com a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro). “Mais uma vez os baianos mostram o interesse em conhecer as tendências da propaganda mundial, neste evento que é um sucesso deste a sua primeira edição. Para nós, é uma honra promovermos o Cannes Lions Road Show em Salvador, uma terra que é o celeiro de grandes criativos da publicidade”, ressaltou Vera Rocha, presidente do Sinapro-Bahia, durante a abertura do evento.

O rolo de Cannes foi comentado pelo superintendente da Fenapro, Alexis Pagliarini, que há 22 anos participa do festival francês. “Apresentamos em Salvador cases com propósito social e de ativismo, a exemplo da rede francesa de supermercados Carrefour, que conseguiu mudar uma lei ao criar uma espécie de mercado negro para produtos orgânicos e o da IKEA, que criou móveis acessíveis para deficientes, aumentando em 37% o faturamento da empresa”, destaca Alexis.

Foram mais de 10 mil participantes de 90 países, em 27 categorias e 302 palestrantes. Nesta edição, o Brasil inscreveu 2.093 trabalhos e 85 foram premiados, colocando o país no TOP 3 dos vencedores do festival. Pagliarini mostrou, ainda, os destaques brasileiros da jovem agência AKQA, de São Paulo, que ganhou os dois Grand Prix para Nike – AirMax e outro com o lançamento do álbum Bluesman, do rapper baiano Baco Exu do Blues. “Um vídeo de oito minutos que é um verdadeiro manifesto contra o racismo”, ressalta.

Foi exibido, também, o case mais premiado deste ano, que foi o ‘Whopper Detour’, ‘trolagem’ do Burger King ao concorrente McDonalds. No final da exibição do rolo dos cases premiados no festival, o Cannes Lions Road Show promoveu uma mesa redonda mediada com a participação do presidente do Capítulo Norte e Nordeste da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), Marcio Viana, do Conselheiro do Sinapro-Bahia e membro do Clube de Criação da Bahia (CCBA), Lucas de Ouro; e do próprio Pagliarini.

O Cannes Lions Road Show foi realizado também em São Paulo (16/08), Caruaru (21/08), Recife (22/08), Porto Alegre (27/08) e Belo Horizonte (29/08). As próximas cidades a receberem o evento serão Rio de Janeiro (10/09), Brasília (12/09) e Cuiabá (sem data definida).