Lançamento de álbum em homenagem à Mãe Carmen reúne artistas no Gantois

O Terreiro do Gantois, em Salvador, esteve em festa na noite dessa quarta-feira (dia 4), durante o lançamento do álbum Obatalá: Uma Homenagem à Mãe Carmen. O disco reverencia a Iyalorixá da casa, Mãe Carmen, filha de Mãe Menininha, em 19 faixas cantadas quase todas em yorubá. Além do Grupo Ofá, formado pelos músicos Iuri Passos, Yomar Asogbá e Luciana Baraúna, idealizadores do projeto, a celebração contou com a presença de Flora Gil, que assina a direção geral, e de alguns dos artistas convidados que dão voz às canções do trabalho. Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Griô Vovó Cici, Lazzo Matumbi, Márcia Short e Nelson Rufino renderam suas homenagens à Mãe Carmen que, emocionada durante toda a festa, recebeu familiares, amigos e admiradores. “Oxalá está em festa, com certeza”, afirmou.

Obatalá: Uma Homenagem à Mãe Carmen tem cada uma de suas faixas dedicadas a um orixá em um registro importante de preservação da memória da música sacro-afro-brasileira. “Uma das características principais do candomblé, uma matriz profunda, é a música. E no candomblé ela ganha essa característica um pouco mais fundamental, porque em toda atividade e ritual, ela é a expressão mais forte. Esse projeto é então um dos elementos da salvaguarda da tradição e da importância que o candomblé tem na vida brasileira”, definiu Gilberto Gil. O evento contou ainda com a exibição de um minidocumentário com o making off da gravação do álbum, com depoimentos e entrevistas.

Além das versões em CD – com encarte ilustrado e traduções das músicas do yorubá para o português – e vinil, as faixas estarão disponíveis em todas as plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music) e o conteúdo audiovisual também será veiculado na Web (Instagram, Facebook e Youtube).

Rafael Veloso

É editor do Site Rafael Veloso.com.br. Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio / FIB, em 2009. Tem experiência com produção de rádio e TV, passagem por veículos impressos e sites. Atua em assessoria de imprensa desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *