Campanha de vacinação contra influenza começa segunda-feira (dia 12)

Começa nesta segunda-feira (12) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, importante medida no combate à pandemia da Covid-19. A vacinação contra a influenza prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e consequente sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. Na Bahia, a meta é imunizar 90% do público-alvo, formado por cerca de 5,1 milhões de pessoas.

“É importante observar que parte dos grupos prioritários coincide com os grupos de risco para vacinação contra Covid-19 e é necessário haver um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas. Por isso, as pessoas que ainda não foram imunizadas contra Covid-19 ou que receberam apenas a primeira dose devem priorizar essa data e, posteriormente, buscar um posto para se vacinar contra gripe”, ressalta o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

A vacinação contra influenza acontecerá de forma escalonada de acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde. Na primeira etapa, que acontece de 12/04 a 10/05, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas. Na segunda etapa, que ocorre de 11/05 a 08/06, será a vez de idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.

Já na terceira e última etapa da campanha, de 09/06 a 09/07, serão imunizadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.