Museu virtual valoriza artistas de bairros periféricos de Salvador

Impulsionar a carreira de jovens artistas de bairros periféricos de Salvador é o objetivo do Museu de Um Dia. A iniciativa estreia em formato online e reproduz, através de uma maquete virtual em 3D, o espaço da Associação de Moradores Recanto do Sol, localizado na Fazenda Grande IV, na capital baiana. Com todas as características arquitetônicas preservadas, o visitante pode passear de forma interativa e em primeira pessoa pela exposição gratuita.

“Como artista periférico, senti o que muitos deles sentem. O que tento aqui com o museu é encurtar esse caminho aos artistas ‘emergentes’ e até mesmo os mais experientes, que por muitas vezes não sabem nem por onde comer uma exposição, um currículo, enfim sua carreira artística”, explica o artista plástico e idealizador do projeto Felipe Caires, que já foi curador de exposição no Museu de Arte Moderna (MAM).

Estão expostas obras de 12 artistas dos bairros de Fazenda Grande e Castelo Branco, que podem ser acessadas no site da exposição ou pelo aplicativo na Play Store, assinados pelo artista gráfico Augusto Lara. Participam da exposição os artistas Ananda Santana, Celia Ribeiro Moreira, Curió O13, Débora Santos, Evelyn Bellas, Jana Dourado, LE, Leila Wysocki, Remy Branco, Tiago Ramsestencil assinam as obras, com expografia produzida por Melissa Santos e o educativo organizado por Letícia Cherobim.

A iniciativa realizou ainda oficinas para artistas iniciantes, com conteúdo sobre expografia e montagem, curadoria, arte-educação, design para cartaz e portfólio. O projeto também prevê a confecção de supercartazes que serão colados nos muros dos bairros Cajazeiras e Fazenda Grande, aumentando o alcance das obras de arte.

O Museu de Um Dia é um projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço:
O quê: Exposição Museu de Um Dia
Onde: Site http://augustolara.com.br/museu_de_um_dia ou no aplicativo na Play Store
Quanto: Gratuito

Siga-nos e curta nossas postagens:
20
Pin Share20

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor-chefe do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.