Márcia Short faz live em homenagem ao compositor Saul Barbosa

A cantora Márcia Short apresenta live musical em homenagem ao consagrado compositor Saul Barbosa, nesta quarta-feira (21), às 19h. Intitulada O amor e a criação a apresentação, que será transmitida no canal da cantora no YouTube, também homenageia diversos compositores baianos e faz referência a uma canção de Saul Barbosa e Vevé Calazans, gravada pela cantora no álbum Iluminada.

O projeto, contemplado pelo Prêmio Emília Biancardi, idealizado e estrelado por Márcia Short, tem direção musical de Adail Scarpelini e revisita a obra do violonista que também é considerado um dos maiores compositores baianos. Em “O amor e a criação”, Márcia pretende resgatar clássicos do artista influenciado por João Gilberto, pai da Bossa Nova, a partir do desejo da cantora em saudar Saul Barbosa, morto em 2010, aos 57 anos.

Em mais de 30 anos de carreira, Saul reuniu, só em parceria com Gerônimo, mais de 200 composições. Entre os sucessos do artista está a canção “Acaba quando começa”, gravada por Elba Ramalho e “Toté de Maiangá”, sucesso na voz de Margareth Menezes. O primeiro disco, intitulado “Bahia, Cidade Aberta”, foi lançado em 1995. Saul ainda gravou outros três álbuns e dois LPs e deixou-se guiar pelos rigores técnicos de grandes violonistas, fazendo passagens por valsas, tangos e pelo jazz.

O desejo da cantora em levar ao público esse projeto reflete a necessidade de Márcia Short, que completa 35 anos de carreira em 2021, em prestar uma homenagem aos compositores baianos. Para a artista, Saul Barbosa era “o poeta da alegria e da tristeza”. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:
O quê: Live musical O amor e a criação, com Márcia Short
Quando
: quarta-feira (21/4), às 19h
Onde: Canal de Márcia Short no YouTube

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor-chefe do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.