Consciência ambiental é tema de musical infantil O Fabuloso Lixão

Direito à cidade, acesso à educação, descarte de lixo e consciência ambiental são conceitos que são abordados no musical infantil O Fabuloso Lixão. O espetáculo do grupo baiano Execrável de Teatro terá curta temporada online e gratuita com transmissão ao vivo, na sexta, sábado e domingo (de 7 à 16 de maio), em sessões duplas, às 16h e a segunda às 19h, no canal do grupo no YouTube. Com classificação é livre o espetáculo apresenta canções autorais que misturam drama e comédia.

Dirigida por Alan Luís Oliveira, a peça traz no texto a história de pessoas comuns, que trabalham todos os dias para ganhar seu sustento, mas que, muitas vezes, são renegadas ao status de humanos por exercerem atividades com o material descartado. O enredo propõe recriar um pacto com realidade, deslocando o olhar da sociedade para os indivíduos “esquecidos”, habitantes não naturais das ruas e lixões das cidades.

Através de cenários e figurinos construídos com materiais recicláveis recolhidos das ruas do centro de Salvador, O Fabuloso Lixão quer mostrar para o público a importância de reaproveitar o “lixo”. Para isso, o diretor utilizou uma narrativa sensível e lúdica. “É um espetáculo muito especial. Ao mesmo tempo que fala de desigualdade social e do direito ao acesso à educação, consegue nos fazer rir da nossa própria miséria. Através da subjetividade de Bicheleco (Ronald Fernandes), viajamos por um reino encantado, imaginário, fabuloso e mágico, para além dos estereótipos de fome e sofrimento ao qual as crianças em estado de vulnerabilidade socioeconômica são associadas”, explica Alan.

Além de Ronald, que dá vida ao protagonista, o elenco é formado pelas atrizes Bruna Seli e Marisa Andrade. “Bicheleco é um garoto trabalhador, mas sonhador, que na infância já precisa enfrentar os desafios de um adulto. Porém, além de viver catando lixo e convivendo com uma realidade complicada, ele se diverte, brinca e deseja estudar. Bicheleco é também um pouco do imaginário de toda criança que vive em lugares precários, porém que alimenta sonhos e desejos”, lembrou Ronald.

A direção musical do espetáculo é de Raíssa Pessoas, que também integra o corpo de musicistas ao lado de Erick Augusto e Tássio Sarrosí. O Fabuloso Lixão vem sendo realizado de forma híbrida, com ensaios remotos e presenciais, mas respeitando os protocolos sanitários estabelecidos para evitar a propagação do novo coronavírus. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, com vigência de janeiro a maio de 2021.

Serviço:
O quê:
Espetáculo musical infantil O Fabuloso Lixão
Quando: sexta, sábado e domingos (dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de maio), às 16h e às 19h
Onde: transmissão no canal Grupo Execrável de Teatro no YouTube
Quanto: gratuito

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor-chefe do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.