Prefeitura autoriza volta do funcionamento de cinemas em Salvador

Os amantes da sétima arte podem comemorar. A prefeitura de Salvador autorizou a volta do funcionamento de cinemas da cidade. As salas poderão reabrir a partir desta quinta-feira (13/05), das 10h às 21h. Centros e espaços de exposições também poderão reabrir com horário livre e eventos científicos com até 50 pessoas. A informação foi anunciada pelo prefeito da capital baiano, Bruno Reis, durante coletiva virtual nesta terça-feira (11).

A reabertura dos cinemas integra o acionamento parcial da fase amarela do plano de retomada das atividades econômicas, que flexibiliza o funcionamento de diversos segmentos e serviços comerciais. O prefeito explicou que a medida foi adotada tendo em vista que os números da pandemia da Covid-19 estão sob controle e devido o processo acelerado de vacinação contra a doença.

Quando o plano foi lançado, no início de abril, a cidade estava na fase vermelha, com abertura escalonada das atividades, fechamento de cada uma delas por dois dias na semana e o toque de recolher estadual era de 20h às 5h. Neste mês de maio, contudo, a situação já permite um novo passo na retomada da economia, sem comprometer a segurança da população nesse período de crise sanitária.

Conforme os atuais índices epidemiológicos, o fator de transmissão (RT) está em 0,78% – ou seja, menor que 1%; a média móvel de casos ativos está em queda há seis dias; a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 75%. Além disso, a capital baiana já possui mais de 600 mil pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, representando 30% do público-alvo.

“Aguardamos ter um cenário maior de estabilidade da taxa de transmissão e da evolução da pandemia para podermos migrar de fase. Cabe frisar que não estamos livres da pandemia. Precisamos manter todos os cuidados, seguindo os protocolos, as regras de distanciamento social, de higienização, de evitar aglomeração e do uso de máscara”, salientou Bruno Reis.

Na prática, a fase amarela extingue a limitação de dias de funcionamento de diversos segmentos que já operavam na fase vermelha, além de permitir ampliar o horário de funcionamento, já que o toque de recolher estadual passou a ser das 22h às 5h. Também libera outras atividades que estavam fechadas há dois meses por conta das medidas restritivas. Desse modo, está autorizada a reabertura de clubes sociais, recreativos e esportivos, das 6h às 21h – aos sábados, o horário será até 18h e, aos domingos, até 14h.

Poderão abrir diariamente: os shoppings centers, centros comerciais e similares, das 10h às 21h – os prestadores de serviços situados nestes locais devem obedecer ao horário dos shoppings. Os restaurantes, bares, pizzarias, temakerias, sorveterias, doçarias, cafeterias e similares podem operar das 11h às 21h30, sendo que os clientes só poderão acessar os estabelecimentos até uma hora antes do fechamento, ou seja, às 20h30.