Pesquisar por:
Vinicius, o poeta da boêmia ganha documentário
Vinicius, o poeta da boêmia ganha documentário

Está entrando na segunda semana de exibição nos cinemas da cidade, o excelente documentário Vinícius. Dirigido por Miguel Faria Jr., mesmo diretor de O Xangô de Baker Street, o filme traz uma mescla de depoimentos e cenas de arquivo com imagens de um show em homenagem ao poeta e compositor Vinícius de Moraes. A apresentação mostra releituras da obra de Vinícius feita por nomes da MPB contemporânea como: Adriana Calcanhotto, Mônica Salmaso, Miucha, Luciana de Moraes (filha do próprio Vinícius), além de poemas interpretados pelos atores Camila Morgado e Ricardo Blat.

O documentário exalta a busca constante do “poetinha” pela felicidade, o que levou a casar-se nove vezes. Eterno apaixonado e amante da vida, Vinícius de Moraes soube conquistar amores e “reconhecer” amigos e são esses amigos como: Tônia Carreiro, Maria Bethânia, Francis Hame, Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil, entre outros, que em depoimentos, relembram fatos e traçam um perfil do boêmio das noites cariocas.

Abaixo um dos mais conhecidos poemas de Vinícius que durante muitos anos exerceu carreira diplomática:

Soneto de Fidelidade
(Vinícius de Morais)
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

YouTube player
Trailer do documentário Vinícius, sobre o poeta da boêmia
América: polêmica contra a proibição do beijo gay na novela gera reclamações no Orkut e beijaço em Brasília
América: polêmica contra a proibição do beijo gay na novela gera reclamações no Orkut e beijaço em Brasília

Milhares de telespectadores ficaram no aguardo, na última sexta-feira (dia 11), da tão propagada cena do “beijo apimentado” entre os personagens Júnior (Bruno Gagliasso) e o peão Zeca (Erom Cordeiro), no último capítulo da novela América, da autora Glória Perez e exibida pela Rede Globo. O fato contribuiu para que o capítulo final da novela tivesse 70 pontos no Ibope.

Depois de tanto falatório, tanta expectativa, o beijo não aconteceu. O último capítulo começou bem, com a mãe de Júnior aceitando e afirmando a homossexualidade do filho. Mas, nada do tão esperado beijo. Eles apenas se olharam nos olhos e se aproximaram, sem contato físico.

Logo após o fim da novela, a página da autora no site de relacionamentos Orkut recebeu milhares de mensagens de reprovação contra a censura ao beijo entre os personagens gays. A autora se defende afirmando que ela e o diretor da novela Marcos Schetman lutaram para que a cena do beijo fosse exibida, mas a decisão de vetá-lo teria partido da “alta cúpula” da emissora.

Apesar de toda a polêmica que a cercou desde seu início, com a saída do diretor Jayme Monjardim, e perdura mesmo após seu o último capítulo já ter ido ao ar, a novela contribuiu para colocar em foco algumas discussões importantes.  Para grupos gays, com a ausência do beijo, a Rede Globo só reforça o preconceito e cria ainda maior tabu em torno do amor entre pessoas do mesmo sexo.

Para protestar contra a censura da cena do beijo cerca de 300 gays e lésbicas estenderam bandeiras gigantes com as cores do arco-íris em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, e fizeram um beijaço. Eles participam do 12º Encontro de Gays, Lésbicas e Transgêneros, que vai até sexta-feira (dia 11) na Câmara dos Deputados. Os manifestantes pedem o fim do preconceito e a legalização do casamento homossexual.

BEIJO ENTRE MENINAS – No mesmo horário de exibição da novela, a MTV reexibia o programa Beija Sapo, apresentado pela modelo Daniela Cicarelli em sua primeira versão lésbico. A princesa Loredana, beijou a atriz Renata, uma de suas “sapinhas” pretendentes – esse sim foi um beijo caliente no final do programa. O canal de videoclipes acredita que tenha sido o primeiro beijo lésbico da TV aberta brasileira, se for desconsiderado o selinho trocado entre as personagens Clara (Paula Picarelli) e Rafaela (Aline Moraes) no final da novela Mulheres Apaixonadas, também da Rede Globo.

O Beija Sapo Gay também foi gravado e exibido na quarta-feira (dia 9/11). No final do programa o “príncipe” Rodrigo beijou o “sapinho” escolhido Maicon. Vale lembrar também que a MTV já havia exibido, em 2002, um casal de gays se beijando no programa Fica Comigo, apresentado por Fernanda Lima.

Broncas do Rafa – Que pais é esse?

Alguém pode, por favor, me explica o que esta acontecendo no Brasil, porque eu não estou conseguindo entender nada! É o Presidente da República se desmentindo dizendo que agora “Caixa Dois” é uma pratica criminosa. É ex-ministro dos transportes dizendo que sempre usou recursos do caixa dois nas suas campanhas eleitorais. É dinheiro de empresas estatais financiando partidos políticos. É Superior Tribunal de Justiça (STJ) libertando assassinos confessos. É político corrupto que sai da prisão com problemas estomacais, comendo pastel e tomando chope. É policial militar invadindo centro espírita e hospital público, agredindo e ameaçando médicos. Qual será a próxima?