Cerca de mil e quinhentos convidados, entre artistas, fãs, empresários, políticos e jornalistas, lotaram, na terça-feira (dia 4), o Teatro Castro Alves, para acompanhar a 17ª edição do Troféu Dodô & Osmar, evento promovido pelo Grupo A Tarde, que premia os melhores artistas do carnaval baiano. Os grandes ganhadores da noite foram: Bell Marques e Ivete Sangalo, como melhores cantores; a banda VoaDois e seus vocalistas Fred e Katê, que receberam os prêmios de banda e cantores revelação, e a música Mulher Brasileira – Toda Boa, composta por Márcio Victor, J. Teles e Pepe, cantada pela banda Psirico. O evento foi transmitido ao vivo pelo portal A TARDE On Line e Rádio Piatã FM, além de flashes na programação da TV Aratu.
O ator Oswaldinho Mil, interpretando um árabe interessado em levar para sua terra o sucesso do Carnaval, foi o apresentador da cerimônia de premiação, que contou com o patrocínio da Claro, Vega, Prefeitura Municipal de Salvador, Secretaria de Cultura do Estado e Ricardo Eletro. O Shopping Iguatemi – co-patrocinador, a Ricardo Eletro, o Barber Beauty e a grife Doc Dog realizaram ações promocionais durante a festa.
Durante a premiação, os artistas que subiram ao palco proporcionaram momentos de descontração e muita emoção, como a participação de Ivete Santago, que chorou ao receber o prêmio lembrando do carinho dos fãs. “É um prazer saber que fomos escolhidos através da votação do público. Fico emocionada a cada vez que subo em um trio elétrico e vejo aquelas pessoas que estão lá para me ver. São tantas declarações de amor e carinho que me deixam sensibilizada”, falou ela, tentando conter o choro.
O público presente acompanhou também alguns momentos marcantes, como as apresentações de Tatau, Netinho, Pierre Onassis e Tenison DelRey, que cantaram juntos grandes composições do carnaval da Bahia, Luís Caldas, Lazzo, Ivete Sangalo e de Morais Moreira, que cantou um dos hinos do carnaval, “Chame Gente”. O evento foi encerrado com chave de ouro pelo grande homenageado da noite, Carlinhos Brown, em um show intimista.
O Troféu Dodô & Osmar é uma iniciativa consolidada do Grupo A Tarde, que nos últimos anos acompanhou de perto o crescimento e a profissionalização do Carnaval baiano. De acordo com Sylvio Simões, diretor-executivo do Jornal A Tarde, esta edição do prêmio contou a história da Bahia com todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento da música e da cultura no estado. “Não tenho dúvidas de que temos aqui os melhores músicos, cantores e compositores”, disse Simões. Para o também diretor-executivo do jornal A Tarde, Renato Simões Filho, o Troféu Dodô & Osmar é uma tradição que se firma a cada ano. “É uma homenagem ao povo e aos artistas que fazem o carnaval”, avalia.
O Grupo A Tarde é uma das mais importantes empresas de comunicação do estado e engloba o Jornal A Tarde, o Portal A Tarde On Line, a Rádio A Tarde FM e a Agência de Notícias A Tarde, além da gráfica A Tarde. O prêmio teve a direção geral de Hélide Borges e Leleco Júnior, direção artística de Fernando Guerreiro, direção musical de Jonga Cunha, cenário de Euro Pires, iluminação de Irma Vidal. O roteiro ficou a cargo de Elísio Lopes Júnior, figurino de Tininha Viana e coordenação de Maíra Holtz e Marta Sousa.
Confira os premiados:
Melhor Música
Mulher Brasileira – Toda Boa (Márcio Victor, J. Teles e Pepe)
Melhor Cantora
Ivete Sangalo
Melhor Cantor
Bell Marques
Cantora Revelação
Katê (VoaDois)
Cantor Revelação
Fred Moura (VoaDois)
Banda Revelação
VoaDois
Melhor grupo de pagode
Psirico
Instrumentista
Morotó Slim (Retrofoguetes)
Melhor bloco Barra/Ondina
Me Abraça
Melhor bloco Campo Grande
Camaleão
Melhor bloco infantil
Algodão Doce
Melhor bloco afro
Ilê Aiyê
Melhor bloco de samba
Alerta Geral
Projeto Especial do Carnaval 2008
Bloco Mascarados
Homenagem especial
Polícia Militar da Bahia
Camarote mais bonito
Camarote do Nana
Camarote mais animado
Camarote do Nana
Abadá mais bonito
Eva
Projeto Visual de Trio
Bloco Papa