Projeto História da Bahia facilita o acesso a edições desde 1912 do jornal A Tarde

Arestides Baptista/Agência A TARDE
Terminais de consulta

Edições do Jornal A Tarde, com publicação desde 1912, poderão ser consultadas na Biblioteca Pública dos Barris e no Arquivo Público da Bahia, em Salvador. O projeto História da Bahia – Da memória impressa ao conteúdo digital teve apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e visa facilitar o acesso a documentos do século XX, proporcionando o resgate da história da Bahia.
O lançamento oficial do projeto ocorreu ontem, (dia 28), na Biblioteca dos Barris, com a disponibilização dos exemplares do período de 1912 a 1955. O projeto, que foi aprovado na lei Rouanet. Será digitalizado o acervo de edições microfilmadas do jornal A Tarde, fundado em 1912.
Digitalização – O processo de digitalização e indexação dos exemplares teve início em abril de 2009, pela M. I. Montreal Informática. O segundo módulo, de 1956 a 1999, será disponibilizado a partir do segundo semestre de 2010.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor-chefe do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.

One thought on “Projeto História da Bahia facilita o acesso a edições desde 1912 do jornal A Tarde

  • 11/03/2010 em 14:05
    Permalink

    boa tarde,
    Gostaria de saber quais jornais do sul e extremo sul da Bahia e os anos correspondentes existem no Arquivo Público da Bahia e a possibilidade de disponibiliza-los em listagens ou em outro recurso informatico que possa fazer parte do nosso acervo no Centro de Documentação e Memória Regional da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus.
    Obrigada
    Stela Dalva

Fechado para comentários.