Luiz Caldas, Olodum, Bailinho de Quinta e Retrofoguetes agitam o Carnaval no Pelourinho

O Carnaval do Pelourinho começa nesta sexta-feira (dia 12), quando acontecem shows em todas as praças e largos do Centro Histórico de Salvador. No Largo do Pelourinho, que este ano recebe pela primeira vez duas atrações por noite, quem dá o tom da festa é Luiz Caldas, que comemora os 25 anos da Axé Music, movimento de sua autoria, e o grupo Lateral Elétrica, fundado por Carlinhos Brown.

Não muito distante do Largo do Pelô, mais precisamente na Rua das Laranjeiras, o Olodum faz sua concentração a partir das 20h. O percurso passa pela Rua Gregório de Matos, segue pelas ruas Chile e Carlos Gomes, até chegar ao Campo Grande. Em 2010, o bloco comemora 30 anos de Carnaval e escolheu a tríade Índia, Brasil e África do Sul como tema do desfile.

No Largo Tereza Batista, a programação vai fisgar os admiradores da música instrumental baiana. As bandas Bailinho de Quinta e Retrofoguetes prometem reviver o clima dos bailes do Carnaval da década de 30, a partir das 21h30. Já a Retrofoguetes apresenta aos foliões o seu projeto Retrofolia 2010. O trio instrumental vai embalar o público com marchinhas carnavalescas e sucessos dos dois CDs autorais da banda. No repertório, o grupo faz uma homenagem ao trio elétrico de Dodô e Osmar com temas instrumentais dos anos 70.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.