Detran fiscaliza on line frequência de alunos de auto-escolas

Candidato passa por leitor digital

Há cerca de três meses em funcionamento em Salvador, o Sistema de Identificação por Impressão Digital (SIDTECH) do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) foi recebido positivamente pelos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O novo sistema, que já chegou aos 67 Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Salvador e aos dez da 2º Ciretran/Alagoinhas, tem como principal objetivo coibir as fraudes relacionadas à frequência dos alunos nas aulas, tanto teóricas como práticas. A regra vale tanto para a obtenção da 1º habilitação quanto para a renovação, adição ou mudança de categoria.
O que mudou com o SIDTECH foi que agora, as velhas listas de presença que tinham de ser assinadas pelos alunos foram trocadas por um aparelho que colhe a impressão digital do candidato, no início, intervalo e final das aulas, mantendo uma conexão online com o Detran. Isso significa que o aluno deve registrar a presença três vezes por dia. O horário das aulas freqüentadas é monitorado a todo instante. Quem não completar a carga horária fica impedido de receber o certificado e de tirar a habilitação.
A expectativa é de que ainda esse ano, todos os Centros do Estado funcionem com o novo sistema. O projeto já foi iniciado na 3ª Ciretran/ Feira de Santana, através dos treinamentos aos funcionários.