A arte de Maragogipinho e do mestre Vitorino Moreira em exposição no Pelourinho

A produção artística de Maragogipinho, em especial, a do mestre Vitorino Moreira, tradicional oleiro de 90 anos estão na exposição Maragogipinho e a Tradição do Barro. São potes, panelas, moringas, mealheiros e muitas outras peças da cerâmica de Maragogipinho, localidade do Recôncavo baiano.

A mostra fica em cartaz no Instituto Mauá Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, até o final de abril, com entrada gratuita. Obras de diversos artistas do distrito estarão à mostra e à venda.

Em paralelo a exposição, será apresentado o documentário Mestre Vitorino – Histórias do Barro realizado pelas jornalistas baianas Bianca Moreira e Thalita Nascimento. O vídeo produzido em 2008 conta a vida do artesão e ressalta suas principais obras, o Boi-Bilha e as lajotas decoradas com Tauá e Tabatinga (tinturas extraídas da argila).

Boi Bilha e Mestre Vitorino – Completando 90 anos, o conhecido mestre Vitorino Moreira ganha homenagem através da exposição, por sua importante representação simbólica na região. O artista criou o boi-bilha, peça de artesanato que une a figura do boi nordestino e a bilha (muito utilizada para guardar cachaça). Por essa criação, mestre Vitorino recebeu Menção Honrosa da Organização das Nações Unidas (ONU), no Festival de Artesanato dos Países da América Latina e Caribe.

Serviço:

O quê: Exposição Maragogipinho e a Tradição do Barro

Onde: Instituto Mauá Pelourinho (Rua Gregório de Mattos, nº 27, Pelourinho)

Quando: Segunda a sexta, das 9h às 17h30 (Até 28 de abril)

Quanto: Ingresso gratuito