Broncas do Rafa – Chuvas no Rio: “de quem é a culpa seu Casemiro”?

Por Rafael Veloso

lagoa-rodrigo-de-freitas-rio-de-janeiro-embaixo-d'agua-foto-Antonio-Scorza-AFP
Homem transita com pedalinho em parque alagado na região da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio - Site UOL - Foto: Antonio Scorza/AFP

A cada ano, a cada nova tempestade ouvimos frases do tipo: “essa foi à pior chuva dos últimos anos” ou “qualquer cidade não estaria preparada para um volume de chuva como esse”. Já esta virando novela e o roteiro está bem longe dos protagonizados por Helenas no delicioso bairro do Leblon de Manoel Carlos.

A receita é simples: junte lixo jogado nas ruas, a “falta de sorte” de uma maré cheia, acrescente uma chuva torrencial, doses generosas de descaso dos governantes e habitações frágeis em locais de risco. Pronto! Está armado o cenário perfeito de uma grande tragédia.

* * *

O que estamos fazendo com o nosso planeta? O que estamos fazendo com nossas vidas? Até quando os mais pobres pagarão por isso? Até quando o falatório dos políticos, independente de ser ano eleitoral ou não, vai continuar e vamos seguir vendo tragédias como essa se repetirem?

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse em entrevistas que o problema foi causado pela população que invadiu áreas de risco. Mas, se esqueceu de falar quanto o seu governo investiu para acabar ou diminuir com o crescimento de ocupações dessas áreas? Esqueceu-se de indicar onde essas pessoas iriam morar senão em barracos “seguros pelas mãos de Deus” nos morros.

O que o país inteiro precisa é de menos políticos e mais administradores. Menos falatório e mais ação. Menos desvio de verbas e mais obras concretizadas e se não for pedir muito, que sejam feitas com qualidade para que nas próximas chuvas não se dissolvam como antiácido.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor-chefe do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.