A religiosidade do povo haitiano em exposição fotográfica de Christian Cravo

As tradições e simbologias da religiosidade do povo haitiano estão na exposição fotográfica Nos Jardins do Éden, que será aberta hoje (12), às 19h, no Museu da Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), no Solar do Unhão, em Salvador. As imagens registradas pelas lentes do fotógrafo baiano Christian Cravo, são fruto de um longo trabalho de pesquisa realizado no Haiti, antes do terremoto de magnitude 7 ocorrido no início deste ano, que praticamente devastou o país.

São fotografias de grandes dimensões que estarão expostas no Casarão do MAM e que retratam os rituais do voodoo e sua função social no país, considerado o mais pobre das Américas. Como reflexo direto da realidade, características da arte contemporânea, Cravo se viu obrigado a ampliar a exposição, após o terremoto que matou quase 230 mil pessoas e deixou um milhão de desabrigados no país. Para fazer o contraponto da realidade atual com as imagens expostas no casarão será exibida na Capela do MAM a projeção Testemunho do silêncio, reflexões sobre um terremoto.

Nesta terça-feira (dia 13), às 16h, Christian recebe o público para uma visita mediada, revelando um pouco do processo de pesquisa, as técnicas usadas e a metodologia de trabalho, além de responder questões dúvidas dos participantes. A mostra segue em cartaz até o dia 16 de maio com entrada gratuita de terça a domingo, das 13h às 19h e aos sábados, das 13h às 21h.

Carreira

Christian Cravo nasceu em Salvador, em 1974. Neto do escultor Mário Cravo Jr. e filho do fotógrafo Mario Cravo Neto, Christian foi introduzido no mundo das artes desde pequeno. Reconhecido internacional, já expos no Throckmorton Fine Arts, em Nova Iorque; na Billedhusets Galeri, em Copenhagem; na S. F. Camera Works Gallery, em São Francisco, Califórnia; no Ministério da Cultura, em Brasília; no Museu de Arte Sacra, em Belém; na Leica Gallery, em São Paulo, no MAM-BA, além de ter participado de exposições coletivas. O fotógrafo recebeu inúmeros prêmios e lançou os livros Irredentos (2000) e Roma noire, ville métisse (2005).

Serviço:

O quê: Exposição Nos Jardins Do Éden, do fotógrafo Christian Cravo

Onde: Casarão e capela do MAM-BA (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão)

Quando: segunda-feira, 12/04 (Abertura), às 19h; visitação de terça a domingo (de 13/04 a 16/05), das 13h às 19h e aos sábados, das 13h às 21h

Quanto: Gratuito