Metade dos trabalhadores do Brasil tem carteira assinada

O IBGE informa, que pela primeira vez em 16 anos, metade dos trabalhadores brasileiros dos grandes centros urbanos tem carteira assina por empresas do setor privado. Em janeiro deste ano o índice atingiu a marca de 50,3% do total de ocupados e de 50,7% em fevereiro. Que corresponde a 11 milhões de pessoas.

Apesar das conquistas, quase oito milhões de pessoas ainda tem um emprego precário nas metrópoles do país. Entre as 6,5 milhões de empregadas domésticas brasileiras, apenas um 1,5 milhão têm carteira assinada.

Por causa dos impostos e encargos sociais um trabalhador custa para a empresa o dobro do seu salário. Isso faz com que muitas pequenas e médias empresas trabalharem na informalidade.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.