Broncas do Rafa – Novo site do Correio*

Por Rafael Veloso

No dia 23 de maio, os internautas que tentaram acessar o site do Correio* tiveram uma surpresa. A página eletrônica exibia um relógio digital com a contagem regressiva para o lançamento do novo site do jornal da Rede Bahia. As novidades não se restringem ao visual, mas a uma maior interatividade com os leitores-internautas, através da seção “Vc no Correio”.

Imagem: Reprodução / Internet (26/05/2010)
Novo site do Correio* já com ajustes, após o lançamento

Apesar de estar com uma aparência mais leve, o site desenvolvido pela Malagueta Interativa, na verdade, ficou um pouco mais pesado. O que aumenta o tempo de espera para que a página carregue por completo, principalmente em conexões mais lentas.

Confesso que não gostei do visual. Para começar, achei desnecessário o fundo em tom de cyan no menu dinâmico horizontal. Ponto negativo, também, para o espaçamento entre linhas e a fonte Times que dificultam a leitura. Outro problema acontece com a utilização de cores claras como cyan, azul piscina, amarelo e verde. Não dá legibilidade. Onde já se viu utilizar fontes amarelas em um fundo bege?

Imagem: Reprodução / Internet  (25/05/2010)
Lista de notícias do novo site do Correio* O espaçamento entre linhas poderia ser maior

No dia do lançamento o site se apresentou com muitos boxes de publicidade espalhados pela página e que poderiam, facilmente, ser confundidos com o conteúdo editorial do jornal. Outro erro que ainda não foi solucionado é o redimensionamento de fotos. Algumas acabam sendo esticadas e distorcidas para preencher os espaços.

Imagem: Reprodução /Internet (24/05/2010)
Tela do novo site do Correio*, lançado em 24 de maio

Acho que falta uma melhor identificação gráfica ao topo do site. A inovação de colocar a logo do jornal navegando na pagina não dá certo a depender do tamanho da tela do internauta. Em monitores de 14 polegadas, por exemplo, o site fica deformado.

Mas vale ressaltar o esforço do editor multimídia do jornal Gustavo Accioly em oferecer um produto diferenciado ao mercado baiano. O destaque positivo desta nova fase do site do Correio* é a participação ativamente dos leitores, que ganharam um espaço personalizado na seção “Vc no Correio”. Agora é possível se cadastrar e enviar matérias, vídeos, fotos e sugestões de pauta.

Há também uma seção com as notícias mais recentes, as mais comentadas, as mais lidas e as enviadas pelos internautas.

Os blogs e as colunas de opinião ganharam mais destaque se revezando na página inicial. O WordPress foi à plataforma escolhida para gerenciamento do conteúdo dos blogs. Alguns, inclusive, estão com layout caprichado como é o caso do Ora Bolas, assinado por Clara Albuquerque; o Por aí de Bruno Menezez; o Pop head, de Hagamenon Brito; Confraria, de Ivan Dias Marques e o Página ímpar, do meu mestre Paulo Leandro.

Feio ficaram os blogs do jornalista Osmar Martins, o Marrom, que usa e abusa do tom que lhe rendeu o apelido e o Moqueca de Fatos, de Alexandre Lyrio, que cria uma “sopa de letrinhas” no seu topo. Mas, precisam de uma atualização constante.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor-chefe do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa.

One thought on “Broncas do Rafa – Novo site do Correio*

  • 04/06/2010 em 14:42
    Permalink

    bacana a crítica… Vc está certo em relação a tipologia e o uso das cores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *