Pesquisar por:
Comissão Julgadora define os indicados ao Prêmio Braskem de Teatro 2015

Os espetáculos vencedores desta 23ª edição serão conhecidos durante cerimônia de entrega dos troféus, em abril de 2016, no Teatro Castro Alves, em Salvador

A lista dos indicados ao Prêmio Braskem de Teatro 2015 foi divulgada no final da manhã desta quarta-feira, dia 23/12. A premiação destaca anualmente as melhores produções do teatro baiano em oito categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-Juvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial. Foram avaliados 59 peças teatrais baianas consideradas profissionais e inéditas, que estiveram em cartaz no período de 1º de abril a 23 de dezembro de 2015, em Salvador. O Prêmio Braskem de Teatro é uma realização da Caderno 2 Produções e patrocinada pela Braskem e Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Os vencedores da 23ª edição do Prêmio Braskem de Teatro serão conhecidos durante cerimônia de premiação realizada na sala principal do Teatro Castro Alves, no mês de abril. Além do troféu, os vencedores das categorias Espetáculo Adulto e Espetáculo Infantojuvenil receberão um prêmio no valor bruto de R$ 30 mil cada, enquanto os demais vencedores serão contemplados com um prêmio no valor bruto de R$ 5 mil cada.

A comissão julgadora deste ano foi composta por Cristina Leifer, atriz, diretora teatral e produtora cultural; Eliana Pedroso, bailarina, gestora e curadora do Café-Teatro Rubi; Jorge Alencar, ator, dançarino, coreógrafo, realizador audiovisual, diretor teatral, educador, pesquisador e curador; Marcos Uzel, jornalista e escritor e Rose Lima, diretora Artística do Teatro Castro Alves.

Sobre o PBT

O Prêmio Braskem de Teatro (PBT), que é uma realização da Caderno 2 Produções e patrocinada pela Braskem e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação, que em 2016 completa 23 anos de existência, exemplifica a estratégia de atuação social da Braskem na valorização e promoção da cultura e das artes, com foco no desenvolvimento humano.

 

CONFIRA OS INDICADOS AO 23º PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO:

Prêmio Braskem de Teatro 2015

ESPETÁCULO ADULTO

  • Bululu;
  • Campo de Batalha;
  • Castelo da Torre;
  • Erê;
  • Sade.

ESPETÁCULO INFANTOJUVENIL

  • A Máquina que Dobra o Nada;
  • O Pequeno Imperador;
  • Paco e o Tempo.

DIREÇÃO

  • Fernanda Julia e Zebrinha, por Erê;
  • Elisa Mendes, por Ave de Areia;
  • Gil Vicente Tavares, por Sade;
  • Márcio Meireles e Lázaro Ramos, por Campo de Batalha;
  • Meran Vargens, por O Castelo da Torre.

ATOR

  • Danilo Cairo, por Bululu;
  • Felipe Benevides, por Canto Seco;
  • João Guisande, por Bululu;
  • Thalis Castro, por Por Que John Cage?;
  • Wanderley Meira, por Sade.

ATRIZ

  • Márcia Andrade, por Nossa Cidade;
  • Diana Ramos, por Castelo da Torre;
  • Thais Laila, por Nossa Cidade;
  • Laura Sarpa, por Ave de Areia;
  • Mariana Freire, por Canto Seco.

TEXTO

  • Aldri Anunciação, por Campo de Batalha;
  • André Luis Silva, por Escavadores;
  • Gil Vicente Tavares, por Sade;
  • Hayaldo Copque, por Área Comum ou Os Cães Farejam o Medo;
  • Marcus Barbosa, por Efeito Werther.

REVELAÇÃO

  • Edielson de Deus, pela atuação em Esgoto de Deus;
  • Leonardo Teles, pela atuação em A Comédia HumanaPaco e O Tempo;
  • Monica Santana, pela atuação e criação em Isto Não é Uma Mulata;
  • Raissa Bonfim, pela atuação e criação em Ofélia;
  • Sandro Souza, pela direção em A Cidade do Circo dos Dias Iguais.

CATEGORIA ESPECIAL

  • A Outra Cia de Teatro, pela intervenção urbana em Ruína de Anjos;
  • Fernanda Bezerra, pela produção de Sade;
  • Irma Vidal, pela iluminação de Efeito Werther;
  • Ray Gouveia, pela trilha de Paco e o Tempo;
  • Rino de Carvalho Inácio, pelo figurino e maquiagem em SadeCanto SecoCirco das PulgasCastelo da Torre.
Coral do Maestro Keiler Rêgo faz apresentações gratuitas em Salvador
Coral do Maestro Keiler Rêgo faz apresentações gratuitas em Salvador

Os pequenos participantes do Coral das Crianças, regidos pelo maestro Keiler Rêgo, levam o clima natalino para quatro bairros de Salvador esta semana. Nesta quarta-feira (dia 16), eles se apresentam às 19h, na Paróquia da Vitória, no bairro da Vitória. Na quinta-feira (dia 17), às 18h, será a vez da Fundação João Fernandes da Cunha, na Praça do Campo Grande. As últimas apresentações da semana acontecem às 17h, no Atacadão. Na sexta-feira (18), em Cajazeiras e no sábado (dia 19), na loja da Barros Reis. O Coral das Crianças é um projeto social que nos últimos anos o maestro Keiler Rêgo tem mantido juntamente com o apoio do Centro Comunitária Santa Helena, no Bairro da Paz. Entre as canções apresentadas ao público estão Bate o Sino, Árvore de Natal, Boas Festas, Noite Feliz, Então é Natal e Que Seja um Natal Feliz.

Serviço:

O quê: Apresentações do Coral das Crianças

Quando: de 16 a 19/12

Onde: nos bairros da Vitória, Campo Grande, Cajazeiras e Barros Reis

Jovens do Projeto Arte Graffiti realizam intervenção em Viaduto da BA-526

No próximo sábado, 19 de dezembro, entre 8h e 11h, 30 jovens darão um banho de arte no viaduto que fica em frente ao Salvador Norte Shopping, localizado no início da rodovia Cia-Aeroporto (BA-526). A ação representa a fase final da Oficina Arte Graffiti, projeto desenvolvido pela Concessionária Bahia Norte e o arte-educador Denis Sena, com jovens moradores de comunidades de Salvador e Região Metropolitana.

As oficinas começaram em setembro, com aulas realizadas no Instituto JCPM de Compromisso Social, que atende jovens da comunidade de São Cristóvão. No programa foi discutido o potencial pedagógico do grafite como forma de expressão artística, política e cultural. A iniciativa também abordou as possibilidades de criação e customização de produtos, tendência que segue ganhando destaque no mercado por agregar valor simbólico a itens como roupas, sapatos, mochilas, eletrodomésticos, peças de decoração, dentre outros.

A oficina também abordou a cultura Hip Hop, movimento do qual a linguagem “grafite” é uma das formas de expressão. “Desde os anos 80 o grafite já estava na Bienal de São Paulo. Hoje, é currículo nas escolas. Esta forma de arte tem muita força social e cultural”, lembra o artista Denis Sena.

O projeto – O Arte Grafifti é realizado pela Bahia Norte desde 2013, e já passou por oito municípios localizados no entorno do Sistema de Rodovias BA-093, a exemplo e Pojuca, Mata de São João, Dias D’ávila e Camaçari.

Os resultados acumulados do projeto:

* 326 participantes nas mostras culturais;

* 160 adolescentes e jovens participaram das oficinas;

* 16 articuladores envolvidos com o projeto;

* 13 parceiros foram mobilizados;

* 8 oficinas realizadas que beneficiaram os oito municípios que integram o Sistema BA-093;

* 6 mostras culturais concretizadas.

Caixa Cultural traz à Salvador exposição “Portinari – A construção de uma obra”

A Caixa Cultural Salvador apresenta a mostra inédita Portinari – A Construção de Uma Obra, que traz mais de 50 estudos do pintor, desenhista e muralista Candido Portinari (1903 – 1962). A mostra será aberta no dia 15 de dezembro, às 19h, e contará com a presença do curador Luiz Fernando Dannemann. As visitações ocorrerão até o dia 31 de janeiro de 2016, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.

Em “Portinari – A Construção de Uma Obra” o público confere um Portinari em pleno processo criativo, em fase de experimento de seus traços tão repletos de força e vida, como no caso dos estudos para o painelGuerra e Paz, produzido entre 1952 e 1956 e considerado um dos mais importantes trabalhos realizados por ele.

Além de estudos, há também telas a óleo, maquetes, esboços e desenhos que revelam a alma e a construção da obra de um dos maiores artistas plásticos do país. Para Luiz Fernando Dannemann, cada esboço de Portinari possui a pujança de um trabalho concluído. “São pedaços preciosos de um artista singular, de quem buscou originalidade na própria poesia do homem”, reflete.

Esculturas compõem a cenografia:

As obras de Portinari estão expostas num espaço cenográfico que conta com 11 esculturas produzidas pelo artista plástico Sergio Campos inspiradas em personagens portinarianos. A cenografia foi especialmente concebida por Campos, que é conhecido por esculpir em aço e cobre personagens fortemente conectados ao discurso social e cheio de força dos cafezais de Portinari, para estabelecer um diálogo direto com as obras que integram a mostra.

Candido Portinari está vivo em cada traço de grafite que Campos buscou desenhar, sobre as mais diversas superfícies, nas quais registrou o povo sofrido e a miséria, mas também a alegria do futebol, dos jogos, brincadeiras infantis e do ser humano em situações de ternura, solidariedade e paz. “Portinari certamente gostaria de ser visto pelo seu público como um fiel operário da arte, a reconstruir Pixinguinha, os colecionadores de pássaros, os espantalhos, os chutadores de bola, os homens negros…”, resume Dannemann.

Candido Portinari:

Nascido em 30 de dezembro de 1903, na cidade Brodowski, interior de São Paulo, filho de imigrantes italianos, teve uma infância humilde e recebeu apenas a instrução primária. Desde criança, manifestou sua vocação artística, começando a pintar aos 9 anos, quando jamais considerava se tornar um dos maiores pintores do seu tempo. Estudante da Escola de Belas-Artes (RJ), visitou países do mundo inteiro, entre eles a França e a Itália, onde concluiu os estudos. Em 1935, foi premiado em Nova Iorque, pela inteireza de sua obra “Café”, tendo ganhado, enfim, projeção mundial. Faleceu em 1962, tendo como causa aparente uma intoxicação causada pela química presente nas tintas que manejava.

Serviço

Exposição: “Portinari – A Construção de Uma Obra”

Período: de terça-feira a domingo, até 31 de janeiro de 2016;

Horário: das 9h às 18h

Local: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Entrada franca

Informações: (71) 3421-4200

Classificação indicativa: livre

Livro sobre os personagens das canções de Caymmi é lançado em Salvador
Livro sobre os personagens das canções de Caymmi é lançado em Salvador

O professor e pesquisador baiano Marielson Carvalho, autografou na noite dessa quinta-feira, dia 03/12, seu livro Caymmianos: personagens das Canções de Dorival Caymmi. No Espaço Cultural da Barroquinha, na Praça Castro Alves, em Salvador, o autor participou de um bate-papo seguido de uma concorrida sessão de autógrafos. Durante o evento, o público conferiu um pocket show com os músicos Cláudia Cunha e Carlos Barros, que interpretaram as canções compostas por Caymmi. A publicação é da Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) e teve patrocínio da Braskem.

O livro foi impresso em Vitopaper®, papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo. Nas 200 páginas, a obra ressalta os personagens das canções de Caymmi, conhecidas pela referência a pescadores, baianas, orixás e mulheres sambadeiras. “A inovação faz parte do DNA da Braskem e esse livro é vanguardista não só pela utilização do papel sintético, mas por sua temática ao eternizar figuras como João Valentão, Gabriela e Rosa Morena, além de personagens inspirados em homens e mulheres reais, como João Valentão e Mãe Menininha do Gantois”, ressaltou Helio Tourinho, gerente de relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Serviço:

Livro: Caymmianos: Personagens das Canções de Dorival Caymmi

Autor: Marielson Carvalho

Editora: Eduneb

Páginas: 200

Preço: R$ 80

Ação garante presente e festa de Natal para crianças de instituições sociais

Proporcionar um momento lúdico, alegre e uma troca de experiências são objetivos da ação social Estrelas do Bem, iniciativa do Salvador Shopping junto aos clientes para presentear cerca de 400 crianças de instituições da capital baiana no Natal. Na terceira edição, a diferença para os outros projetos é que os consumidores podem escolher a criança que pretendem acolher, e ainda, levar pessoalmente o mimo em uma confraternização.

Até o dia 07 dezembro, a escolha da “estrelinha” pode ser realizada na loja Estrelas do Bem, localizada no Piso L2, ou no hotsite www.salvadorshopping.com.br/estrelasdobem. Ao preencher o cadastro, uma estrela é reservada, possibilitando ao cliente um prazo de cinco dias para efetuar a entrega do presente na loja. Os participantes poderão divulgar a iniciativa para amigos e familiares também aderirem à ação através do Facebook. Desde a primeira edição, conta com o apoio do Salvador Bus, e este ano também da Le Biscuit.

O abrigo Lar Luz do Amanhã, do complexo Cidade da Luz, que atende crianças com idades entre 1 e 10 anos, também participa desde a primeira edição e será uma das nove instituições beneficiadas em 2015. “É uma satisfação, pois é uma iniciativa que preza pela qualidade dos presentes, pela organização, pela mobilização dos clientes em prol de uma causa e, acima de tudo, cria uma atmosfera positiva para as crianças durante a confraternização”, sinaliza Eliana Menezes, coordenadora da entidade.

O sentimento de agradecimento se estende, como o caso da creche Futura Geração, que atende crianças de 2 a 15 anos e marca presença pela segunda vez do Estrelas do Bem. “A ação superou minhas expectativas. Foi fantástico ver a alegria das crianças e a ansiedade para a confraternização, que sem dúvida, é um momento mais que especial”, acrescenta Márcia Santos, voluntária da instituição. Ainda segundo ela, participar “é uma alegria que não dá para dimensionar, só vivendo para entender”.

A entrega dos presentes está programada para o sábado, 12/12, na Cidade da Luz, no bairro de Pituaçu, em Salvador. O ponto de encontro é a loja do Estrelas do Bem, às 9h, quando o grupo se dirige até o Salvador Bus para participar da festa. “A cada edição renovamos o nosso contentamento em realizar o Estrelas do Bem. Para celebrar o momento especial fazemos uma grande confraternização com a presença do Papai Noel. O evento proporciona um encontro mágico e a integração entre a criançada de todas as instituições”, acrescenta Karina Dourado, gerente de Marketing do Salvador Shopping.

Instituições beneficiadas – Apoio Pedagógico Santa Casa da Bahia, CAASAH, Casa de Santa Maria, Creche Escola Futura Geração, Instituição Beneficente Conceição Macêdo, Instituição Lar Irmã Benedita Camurugi, Lar da Criança, Lar Luz do Amanhã (Cidade da Luz) e OAF – Organização de Auxílio Fraterno.

Sinapro-Bahia comemora Dia Mundial da Propaganda com café da manhã

Publicitários, representantes de veículos de comunicação e donos de agências de propaganda estarão reunidos nesta sexta-feira, 04 de dezembro, data que marca o Dia Mundial da Propaganda. Durante o café, promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior no Estado da Bahia (Sepex) e Central de Outdoor, será empossada a nova diretoria da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), presidida por João Gomes. O evento para convidados, será realizado a partir das 8h30, no Restaurante Pereira, no bairro da Barra, em Salvador. “Este será um momento de confraternização do mercado, de reencontrar os colegas e parceiros e brindar um novo ano”, ressalta Laura Passos, presidente do Sinapro-Bahia.