ONG TETO engaja mais de 200 voluntários em ação comunitária

Moradores das comunidades Vila Vitório, em Fazenda Grande (Salvador) e Acampamento Che Guevara (Dias d’Ávila), estarão envolvidos na construção de 17 casas de emergência para a criação de novos lares, juntamente com aproximadamente 220 voluntários da ONG Teto, nos próximos dias 13 e 14 de maio. Das 17 casas que serão construídas, 13 foram viabilizadas a partir de grupos de familiares e amigos, que se organizaram para captar os recursos necessários para as moradias. A captação foi feita através da plataforma de financiamento coletivo juntos.com.vc. A campanha de arrecadação ocorreu durante os meses de março e abril.

A construção também contará com a participação de grupos de voluntários colaboradores do Grupo Civil. O grupo financiou a construção de duas moradias e durante o final de semana, 10 colaboradores da empresa participarão da ação. Além  do financiamento das moradias, a empresa doará as britas que serão utilizadas na fundação de todas as casas que serão construídas na Bahia em 2016.

A construção gera os primeiros laços de confiança e compromisso entre o TETO e as comunidades, por ser uma solução concreta e realizável em curto prazo. A formação dos voluntários e moradores envolvidos na construção é uma parte importante da fase de construção, sendo uma instância onde se realiza um trabalho conjunto e horizontal e se reflete sobre os problemas da pobreza e da realidade da vida nas comunidades precárias.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.