Show de Roberto Mendes e Coletivo Musical marca abertura do projeto Cultura em Movimento

Um show do cantor e compositor Roberto Mendes e Coletivo Musical, com participações de artistas convidados, marcarão a abertura do projeto Cultura em Movimento – Chulas e Xaréus do Recôncavo, no dia 14 de junho, às 19h, no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador. A iniciativa levará um ônibus-palco adaptado aos municípios baianos de Simões Filho (Mapele), Camaçari e São Francisco do Conde, para desenvolver atividades como apresentações musicais e dança, palestras e oficinas.

A proposta é ampliar a divulgação sobre a diversidade cultural baiana, reverenciando as chulas, ritmo tradicional característico das comunidades rurais do Recôncavo, considerado patrimônio cultural e objeto de pesquisa do compositor Roberto Mendes há mais de três décadas. “O projeto traz novas experiências no esforço de reconstituir e interpretar o passado de um povo, de modo mais profundo e multilateral, favorecendo uma compreensão mais diversificada do presente e a mobilização de novos protagonistas na construção e preservação do seu próprio patrimônio cultural”, explica Roberto Mendes.

O projeto produzido e elaborado pela Casa dos Sete – Projetos e Produções, tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apoio cultural da Rede Bahia. O gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Helio Tourinho, afirma que “faz parte da estratégia de responsabilidade social da Braskem patrocinar e apoiar ações e iniciativas que contribuam para a promoção da cultura local e a valorização das manifestações populares de nosso estado, como o Cultura em Movimento”, ressalta.

Dentro da programação em cada município, a Casa dos Sete – Projetos e Produções leva a iniciativa “Memórias Compartilhadas”, com a gravação de vídeos-depoimentos de personagens dos saberes e fazeres da comunidade, pessoas representativas da cultura local e de linguagens artísticas e culturais que queiram compartilhar suas histórias e sua relação com a cidade. Será um breve mapeamento cultural e o seu registro ficará à disposição do público no site do projeto.

Sobre as oficinas Cerca de 200 estudantes da rede pública irão participar das oficinas culturais de música e instrumentos musicais. Eles irão conhecer um pouco da história do povo do Recôncavo e a sua relação com essa manifestação cultural, além de participar de atividades práticas, como confecção de instrumentos e tipos de som, com o intuito de contribuir para a valorização, preservação e formação cultural dos jovens participantes do projeto. 

Sobre Roberto Mendes O músico, cantor, compositor e pesquisador santamarense Roberto Mendes é um dos maiores divulgadores da cultura rítmica do Recôncavo e de Santo Amaro, desenvolvendo contínuos projetos e encontros com pessoas do saber e fazer popular da região. Com mais de 30 anos de carreira, Roberto Mendes já teve suas composições gravadas por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, além de muitos outros. Em seu mais recente trabalho, Cidade e Rio, tem como convidados Guinga, Alcione, Lenine, Mário Ulloa, Marco Pereira e Pedro Luiz e a presença de seu parceiro constante, Jorge Portugal.

O novo disco (ainda inédito), Chulas e Xaréus do Recôncavo, também dá nome ao show. No repertório, Roberto entoa xaréus, canto de puxada de rede, feitos em parceria com Nizaldo Costa, Capinan e Jorge Portugal. Ele também revisita suas composições, canta as tradicionais chulas do Recôncavo Baiano e assim expõe no palco sua relação com o tempo. 

Sobre a Braskem – Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa. 

PROGRAMAÇÃO
14/06, às 19h – Lançamento do Projeto Cultura em Movimento, com
Palestra de Roberto Mendes
19h30 às 22h – Show de Roberto Mendes, Coletivo Musical e convidados
05/07 – Camaçari
10h e 11h – Oficinas culturais com alunos da rede municipal de ensino
17h30 – Palestra de Roberto Mendes
18h às 19h20 – Show de Roberto Mendes, Coletivo Musical e Convidados
19h30 às 20h30 – Apresentações das manifestações culturais locais
12/07 – São Francisco do Conde
10h e 11h – Oficinas culturais com alunos da rede municipal de ensino
17h30 – Palestra de Roberto Mendes
18h às 19h20 – Show de Roberto Mendes, Coletivo Musical e Convidados
19h30 às 20h30 – Apresentações das manifestações culturais locais
19/07 – Simões Filho/Mapele
10h e 11h – Oficinas culturais com alunos da rede municipal de ensino
17h30 – Palestra de Roberto Mendes
18h às 19h30 – Show de Roberto Mendes, Coletivo Musical e Convidados
19h30 às 20h30 – Apresentações das manifestações culturais locais

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor-chefe do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *