Pesquisar por:
Filósofo Luiz Felipe Pondé abre ciclo de palestras em Salvador

CicloPalestraHoliste - 27 07 2013 - DSC_0124

O filósofo, escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé esteve em Salvador, na noite dessa quarta-feira, dia 27/07, para abrir o Ciclo de Palestra Holiste. O evento, que reuniu profissionais da área de saúde, foi iniciado com a palestra do médico psiquiatra Luiz Fernando Pedroso. O diretor clínico da Holiste falou sobre a Psiquiatria para além da medicina, onde analisou o papel da psiquiatria dentro da sociedade. “Estamos vivendo um momento no qual, em nome da Ciência, o Estado está tentando legislar na vida das pessoas”, afirmou Pedroso, dando como exemplos: a Lei da Palmada, a proibição da utilização de saleiros em mesas de restaurantes e o Projeto de Lei do Senado nº 193/2016, que institui o programa Escola sem Partido.

Em seguida, foi a vez do filósofo Luiz Felipe Pondé, afirmar, em sua conferência, que “o desafio da mudança no Brasil passa pela assimilação de que o Estado não resolve os problemas da vida das pessoas. Elas mesmas precisam resolver seus próprios problemas”, provocou. Natural de Recife (PE), Pondé é mestre em Filosofia Moderna pela USP e Universidade de Paris-VIII, Doutor também pela USP e Pós-Doutor pela Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Autor de 12 livros que abordam temas como comportamento, o mundo contemporâneo, religião e ciência, entre eles: Guia do Politicamente Incorreto da Filosofia (2012) e o mais recente Filosofia para corajosos (2016), Pondé ressaltou, ainda, que “um dos desafios para mudar a educação dos jovens, principalmente no Brasil, é mudar a mentalidade tacanha dos professores de Filosofia”. A segunda edição do Ciclo de Palestras Holiste está prevista para acontecer no mês de setembro. Os interessados podem acompanhar a programação no site: www.holiste.com.br/palestras.

 

Filósofo Luiz Felipe Pondé faz palestra em Salvador

Desafios da Mudança será o tema do filósofo, escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé, primeiro convidado do Ciclo de Palestras Holiste, que tem início no próximo dia 27/07, em Salvador. O evento, promovido pela Clínica Holiste, é destinado aos profissionais de saúde e vai ser aberto pelo médico psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, que abordará o tema Psiquiatria para além da medicina. Natural de Recife (PE), Luiz Felipe Pondé se formou em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), é Mestre em Filosofia Moderna pela USP e Universidade de Paris-VIII, Doutor também pela USP e tem Pós-Doutorado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel. É autor de 12 livros que abordam temas como comportamento, o mundo contemporâneo, religião e ciência, entre eles,Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (2012) e o mais recente Filosofia para corajosos (2016). O evento é gratuito e acontece no São Salvador Hotéis e Convenções, no bairro do Stiep.

Consulte mais informação

Ação Cívico-Social em Ilha de Maré realiza mais de mil atendimentos no primeiro dia

Mais de mil atendimentos gratuitos foram realizados, somente nessa quarta-feira (20/07), no primeiro dia da Ação Cívico-Social (ACISO), promovida pela Braskem e Marinha do Brasil, em Santana, na Ilha de Maré. Um dos serviços gratuitos mais procurados foi a emissão da primeira e segunda vias do RG. Esse foi o exemplo do pescador Ademar de Souza Costa, de 52 anos, que aproveitou o evento para renovar o documento. “A última vez que tirei a identidade foi em 1995 e já estava precisando de uma nova, mas sempre adiava a ida à Salvador”, explica.

Outro estande bastante concorrido foi o dos serviços odontológicos. A baiana de acarajé Nair Maciel Costa (60), foi uma das beneficiadas pela ACISO. Ela aproveitou o dia para fazer restauração, extração e prótese dentária. “Se não fosse essa oportunidade não teria condições financeiras de fazer tudo isso. Agora não vou mais ter vergonha de sorrir”, afirma orgulhosa.

“A dificuldade de acesso da população a esse tipo de serviço tem causado a procura muito grande por atendimentos de restauros e em alguns casos mais graves, que infelizmente representam a maioria, por extração dentária”, explica a Guarda Marinha Jamile Almeida, dentista da Marinha. “É um trabalho cansativo, mas é saber que estamos ajudando a população carente é muito gratificante”, ressalta a dentista.

Durante os três dias do evento, das 8 às 16h (quinta e sexta) e das 8h às 11h (sábado), estão sendo oferecidos serviços de atendimento odontológico (restaurações, próteses, extração e saúde bucal); Clínica médica; Cardiologia; Dermatologia; Pediatria; Ginecologia; Obstetrícia; Mastologia; Nutrição e farmácia popular, além da realização de testes rápidos para Sífilis, AIDS, Glaucoma e Catarata.

São realizadas ainda: emissão gratuita da 1ª e 2ª vias do RG; regularização de embarcações; Balcão de Justiça e Cidadania; palestras educativas; atividades lúdicas e corte de cabelo. A população terá também a oportunidade de buscar vagas de emprego, orientações sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo, no estande do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) e do Centro do Empreendedor Municipal (CEM), ambos ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego de Salvador.

Mais de 100 profissionais em diversas especialidades estão envolvidos na ação, que conta com o apoio do Comando do 2º Distrito Naval, Hospital Naval de Salvador, Capitania dos Portos da Bahia, Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, Base Naval de Aratu, Prefeitura de Salvador, através da subprefeitura do Subúrbio e Ilhas, Polícia Militar da Bahia, Instituto de Identificação Pedro Mello e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A estrutura montada para o atendimento à população envolve 17 barracas, duas embarcações e oito toneladas de equipamentos diversos.

No sábado, dia 23, encerrando as atividades da Ação Cívico-Social, será realizada a cerimônia de formatura dos 35 moradores de Ilha de Maré que concluíram os cursos de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas, promovidos pela Braskem e Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). A qualificação totalizou 66 horas de aulas práticas e teóricas na comunidade de Praia Grande, também em Ilha de Maré.

Serviço:

O que? Ação Cívico-Social (ACISO) em Ilha de Maré

Quando? Até 23 de julho (Quinta e sexta, das 8h às 16 e sábado, das 8 às 12h)

Onde? Comunidade de Santana em Ilha de Maré

Braskem e Marinha do Brasil levam serviços gratuitos para Ilha de Maré e comunidades vizinhas

De 20 a 23 de julho, os moradores da Ilha de Maré e comunidades vizinhas terão acesso a serviços de assistência médica, odontológica e social promovidos gratuitamente pela Braskem e Marinha do Brasil, através da Ação Cívico-Social (ACISO). Durante os três dias do evento, das 8 às 16h (quarta a sexta) e das 8h às 11h (sábado), na comunidade de Santana, em Ilha de Maré, serão oferecidos serviços de atendimento odontológico (restaurações, próteses, extração e saúde bucal); Clínica médica; Cardiologia; Dermatologia; Pediatria; Ginecologia; Obstetrícia; Mastologia; Nutrição e farmácia popular, além da realização de testes rápidos para Sífilis, AIDS, Glaucoma e Catarata.

Serão realizadas ainda: emissão gratuita da 1ª e 2ª vias do RG; regularização de embarcações; Balcão de Justiça e Cidadania; palestras educativas; atividades lúdicas e corte de cabelo. A população terá também a oportunidade de buscar vagas de emprego, orientações sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo, no estande do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) e do Centro do Empreendedor Municipal (CEM), ambos ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego de Salvador.

A expectativa é que a Ação Cívico-Social realize uma média de 1.000 atendimentos por dia, de acordo com Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, Comandante do 2º Distrito Naval. “Além das tarefas diretamente ligadas ao cumprimento da sua missão, de preparo e emprego do Poder Naval para a defesa da Pátria, a Marinha do Brasil costuma contribuir com ações de cunho social, como a assistência prestada às comunidades ribeirinhas que enfrentam dificuldades de acesso aos serviços públicos por meio das chamadas ACISO. Essa é uma atividade que costuma motivar bastante os nossos militares, que participam das ACISO de forma voluntária. É importante registrar, também, que nesta operação em Santana contaremos com o apoio de diversos parceiros, como a Secretaria de Segurança Pública da Bahia e o Tribunal de Justiça da Bahia, o que agrega ainda mais valor aos serviços oferecidos”, afirma o Comandante.

Para o gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Helio Tourinho, faz parte do compromisso da empresa buscar a constante integração com as comunidades onde atua, promovendo ações socioambientais e fomentando as vocações regionais. “A ACISO é uma iniciativa transformadora, de grande impacto para a comunidade, pois proporciona atendimento gratuito de saúde e cidadania a milhares de pessoas, e isso é muito gratificante para a Braskem”, ressalta o gestor.

Mais de 100 profissionais em diversas especialidades estarão envolvidos na ação181que conta com o apoio do Comando do 2º Distrito Naval, Hospital Naval de Salvador, Capitania dos Portos da Bahia, Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, Base Naval de Aratu, Prefeitura de Salvador, através da subprefeitura do Subúrbio e Ilhas, Polícia Militar da Bahia, Instituto de Identificação Pedro Mello e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A estrutura que será montada para o atendimento à população envolverá 17 barracas, duas embarcações e oito toneladas de equipamentos diversos.

Encerrando as atividades da Ação Cívico-Social, no dia 23, será realizada a cerimônia de formatura dos 35 moradores de Ilha de Maré que concluíram os cursos de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas, promovidos pela Braskem e Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). A qualificação totalizou 66 horas de aulas práticas e teóricas na comunidade de Praia Grande, também em Ilha de Maré.

Serviço:

O que? Ação Cívico-Social (ACISO) em Ilha de Maré

Quando? De 20 a 23 de julho (De quarta a sábado, das 8 às 16h)

Onde? Comunidade de Santana em Ilha de Maré

Barreiras sedia 1º Encontro Regional das Agências de Propaganda

O objetivo do evento é conhecer melhor os problemas de cada região, tentar buscar soluções e propostas conjuntas, além de acompanhar a evolução dos temas discutidos

sinapro bahia agenda dupla Barreiras

Mercado Forte é mercado unido. Esse é o lema do Encontro Regional das Agências de Propaganda, que será aberto na próxima quinta-feira, dia 21/07, às 18h, no Hotel Morubixaba, em Barreiras, município à 863 km de distância de Salvador. O evento, promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), vai reunir representantes de veículos de comunicação e das agências de propaganda para discutir a situação do mercado publicitário da região Oeste.

“A proposta desta nova diretoria é continuar a interiorização das ações, aproximando ainda mais o Sindicato e do mercado do interior do estado. Para isso, estamos com a programação de ter, no mínimo, duas visitas a cada praça regional por semestre”, explica Paulo Coelho, diretor tesoureiro do Sinapro-Bahia.

O publicitário esclarece que a ideia é abrir o diálogo, para conhecer melhor os problemas de cada região, tentar buscar soluções e propostas conjuntas, além de acompanhar a evolução dos temas discutido. “Nosso objetivo é realmente sermos cada vez mais o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia, não só da capital”, ressalta Coelho.

Os interessados em participar da primeira edição do encontro devem confirmar presença pelo e-mail diana.navarro@sinaprobahia.com.br ou no telefone (71) 3354-4138.

SERVIÇO:

Evento: Encontro Regional das Agências de Propaganda – Região Oeste

Data: quinta-feira, dia 21 de julho;

Horário: 18h;

Local: Hotel Morubixaba (Av. Antônio Carlos Magalhães, 2024, Novo Horizonte, Barreiras-BA);

Inscrições: diana.navarro@sinaprobahia.com.br / (71) 3354-4138.

Representante do IBOPE apresenta metodologia de pesquisa para o mercado publicitário de Itabuna

Metodologia de pesquisa e conceitos de mídia. Esses são os assuntos da palestra que o analista do Ibope, Marcus Machado, irá apresentar durante café da manhã, no próximo dia 19 de julho, às 8h30, no auditório do Tarik Fontes Plaza Hotel, em Itabuna. O evento é promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), com o apoio do Ibope, juntamente com a TV Santa Cruz e a área de Inteligência de Mercado da Rede Bahia. O encontro exclusivo para convidados tem o objetivo de disseminar conhecimento e capacitar o mercado publicitário da região.

 
Serviço
Evento: Café da manhã
Palestrante:  Marcus Machado, analista do Ibope.
Local: Auditório Inah Fontes – Tarik Fontes Plaza Hotel.
Horário: 08h30
Data: terça-feira, dia 19 de julho

44ª Regata de Saveiros João das Botas Foto: Mauricio Cunha
Capitania dos Portos da Bahia e Braskem promovem cursos gratuitos para aquaviários em Ilha de Maré

Trinta e cinco moradores da Ilha de Maré irão participar dos cursos gratuitos de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas, promovidos pela Braskem e realizados pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). As aulas teóricas e práticas serão ministradas por um oficial e três suboficiais da Capitania dos Portos, na comunidade de Praia Grande, no período de 11 a 20 de julho, das 8 às 17h. A carga horária da qualificação totaliza 66 horas. Ao final dos cursos os participantes serão certificados em cerimônia de formatura, que será realizada durante o encerramento da ACISO – Ação Cívico-Social, que acontece no próximo dia 23 de julho, em Santana, Ilha de Maré.

O apoio à qualificação dos aquaviários da região é uma das ações previstas pelo Programa Maré Boa, promovido pela Braskem nas comunidades do entorno do Porto de Aratu. “A qualificação formal gera inclusão e mais oportunidades de trabalho. Os participantes, a partir desta qualificação, poderão atender com segurança a pequenas empresas e empresários que possuem embarcações circulando na Baía de Todos-os-Santos”, ressalta Hélio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

De acordo com a Capitania dos Portos da Bahia, o Ensino Profissional Marítimo (EPM) tem como principal objetivo o preparo técnico-profissional de pessoal para a Marinha Mercante e atividades correlatas, além do desenvolvimento do conhecimento no domínio da Tecnologia Marítima e das Ciências Náuticas. “Os cursos do EPM contribuem de forma bastante positiva para a profissionalização dos aquaviários, gerando oportunidades de emprego e renda para a comunidade. Os novos profissionais também podem prestar um importante auxílio à Capitania, na tarefa de zelar pela segurança da navegação”, registra o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Pinheiro.