Capitania dos Portos da Bahia e Braskem promovem cursos gratuitos para aquaviários em Ilha de Maré

Trinta e cinco moradores da Ilha de Maré irão participar dos cursos gratuitos de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas, promovidos pela Braskem e realizados pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). As aulas teóricas e práticas serão ministradas por um oficial e três suboficiais da Capitania dos Portos, na comunidade de Praia Grande, no período de 11 a 20 de julho, das 8 às 17h. A carga horária da qualificação totaliza 66 horas. Ao final dos cursos os participantes serão certificados em cerimônia de formatura, que será realizada durante o encerramento da ACISO – Ação Cívico-Social, que acontece no próximo dia 23 de julho, em Santana, Ilha de Maré.

O apoio à qualificação dos aquaviários da região é uma das ações previstas pelo Programa Maré Boa, promovido pela Braskem nas comunidades do entorno do Porto de Aratu. “A qualificação formal gera inclusão e mais oportunidades de trabalho. Os participantes, a partir desta qualificação, poderão atender com segurança a pequenas empresas e empresários que possuem embarcações circulando na Baía de Todos-os-Santos”, ressalta Hélio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

De acordo com a Capitania dos Portos da Bahia, o Ensino Profissional Marítimo (EPM) tem como principal objetivo o preparo técnico-profissional de pessoal para a Marinha Mercante e atividades correlatas, além do desenvolvimento do conhecimento no domínio da Tecnologia Marítima e das Ciências Náuticas. “Os cursos do EPM contribuem de forma bastante positiva para a profissionalização dos aquaviários, gerando oportunidades de emprego e renda para a comunidade. Os novos profissionais também podem prestar um importante auxílio à Capitania, na tarefa de zelar pela segurança da navegação”, registra o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Pinheiro.