Filósofo Luiz Felipe Pondé abre ciclo de palestras em Salvador

CicloPalestraHoliste - 27 07 2013 - DSC_0124

O filósofo, escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé esteve em Salvador, na noite dessa quarta-feira, dia 27/07, para abrir o Ciclo de Palestra Holiste. O evento, que reuniu profissionais da área de saúde, foi iniciado com a palestra do médico psiquiatra Luiz Fernando Pedroso. O diretor clínico da Holiste falou sobre a Psiquiatria para além da medicina, onde analisou o papel da psiquiatria dentro da sociedade. “Estamos vivendo um momento no qual, em nome da Ciência, o Estado está tentando legislar na vida das pessoas”, afirmou Pedroso, dando como exemplos: a Lei da Palmada, a proibição da utilização de saleiros em mesas de restaurantes e o Projeto de Lei do Senado nº 193/2016, que institui o programa Escola sem Partido.

Em seguida, foi a vez do filósofo Luiz Felipe Pondé, afirmar, em sua conferência, que “o desafio da mudança no Brasil passa pela assimilação de que o Estado não resolve os problemas da vida das pessoas. Elas mesmas precisam resolver seus próprios problemas”, provocou. Natural de Recife (PE), Pondé é mestre em Filosofia Moderna pela USP e Universidade de Paris-VIII, Doutor também pela USP e Pós-Doutor pela Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Autor de 12 livros que abordam temas como comportamento, o mundo contemporâneo, religião e ciência, entre eles: Guia do Politicamente Incorreto da Filosofia (2012) e o mais recente Filosofia para corajosos (2016), Pondé ressaltou, ainda, que “um dos desafios para mudar a educação dos jovens, principalmente no Brasil, é mudar a mentalidade tacanha dos professores de Filosofia”. A segunda edição do Ciclo de Palestras Holiste está prevista para acontecer no mês de setembro. Os interessados podem acompanhar a programação no site: www.holiste.com.br/palestras.