Escritor Ilan Brenman participa do Projeto Café com Letras

Premiado autor infanto-juventil participa nesta quinta-feira, dia 18 de agosto, de Rodas de Leituras em escolas nos bairros do Candeal e Península de Itapagipe.

Ilan Brenman
Foto: Divulgação

Considerado um dos mais importantes autores de livros infanto-juvenis do Brasil, ganhador de diversos prêmios e traduzido em vários países, o escritor Ilan Brenman, participa nesta quinta-feira (18/08), de uma roda de leitura com crianças dos bairros do Candeal e da Península de Itapagipe, em Salvador. A ação integra a programação do projeto Café com Letras, que há três meses é realizado nos dois bairros populares da capital baiana, levando bibliotecas móveis adaptadas em carrinhos de café feitos de plástico.

O projeto é uma realização do Instituto IRIS, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com a Pracatum e a Fábrica Cultural. A ação especial tem apoio da Livraria e Distribuidora Multicampi – LDM. O encontro de Brenman com as crianças de Itapagipe, será às 9h, na Escola Comunitária Luiza Mahim. Às 14h30, o escritor de livros como: Bocejo (2012) e Pai, Quem Inventou (2016), estará na Escola Municipal Infantil Virgem de La Almudena, no Candeal.

“Ao apoiarmos o Café com Letras, projeto que tem total identificação com a estratégia de responsabilidade social da Braskem, buscamos promover a prática da leitura, inclusive disponibilizando exemplares de livros em Vitopaper, papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo”, explica Helio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

“O contato de escritores, como Brenman, com os dinamizadores e as crianças do nosso projeto, faz parte do objetivo do Café com Letras, que é o democratizar o acesso às obras literárias e a dinâmicas de leitura”, observa Lila Lopes, superintendente do Instituto IRIS.

Para a escritora Lena Lois, coordenadora Pedagógica do Café com Letras, “é enriquecedora a oportunidade de conhecer o autor de um livro que nos encantou, poder dialogar com ele e desmistificar a ideia de que escrever é apenas para poucos. Saber que por trás da escrita tem um labor, às vezes difícil, fortalece novos leitores em sua aproximação com a escrita”, ressalta Lena, que há 17 anos trabalha no Instituto IRIS com projetos na área de leitura.

Sobre o Instituto IRIS

O Instituto IRIS | Instituto de Responsabilidade e Investimento Social atua a 17 anos tendo como objeto social a promoção gratuita da educação, da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais, estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, destinados ao fomento da prática da responsabilidade social, e do investimento social através da criação e desenvolvimento de tecnologias sociais, especialmente ligadas ao campo da arte-educação e esporte, visando à geração de oportunidades de crescimento social de crianças e adolescentes, em conjunto com a escola, a família e a comunidade.

Sobre o Vitopaper®

O Vitopaper® é um papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo, que não rasga, não molha e absorve 20% menos tinta na impressão. Produzido pela maior processadora de polipropileno da América Latina, a Vitopel. O papel sintético exigiu três anos de pesquisa, realizada em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O Vitopaper® é produzido a partir de filmes plásticos vendidos para embalar produtos como chocolate e salgadinhos, entre outros, que são utilizados após o consumo. Para cada tonelada produzida deste papel, deixam de ser enviados aos aterros e lixões 750 quilos de resíduos plásticos.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.

Para esclarecimentos adicionais sobre o Instituto IRIS, favor contatar:

Instituto IRIS(71) 3350.5337

Joana Fialho Magalhães (71) 99337.0460 I joana.fialho@institutoiris.org.br

 

Para esclarecimentos adicionais sobre a Braskem, favor contatar:

Agência de Textos Comunicação Corporativa (71) 3271.7171

Rafael Veloso (71) 99994.2490 I rveloso@agenciadetextos.com.br

Suely Temporal (71) 99918.9633 I suely@agenciadetextos.com.br