Clínica especializada em saúde mental é inaugurada em Salvador

Considerado o maior investimento em saúde mental nos últimos 30 anos, nova sede da Holiste Psiquiatria consolida a Bahia como referência no segmento.

Foto: João Franco / Divulgação
Foto: João Franco / Divulgação

Numa cerimônia concorrida, que reuniu psiquiatras, psicólogos e profissionais que atuam na área de saúde mental no estado, foi inaugurada na noite dessa quinta-feira (24/11), a nova sede da Clínica Holiste, no bairro de Pituaçu, em Salvador. O empreendimento, que ocupa uma área de 6 mil m², sendo 5 mil m² de área construída, é considerado o maior investimento do setor nos últimos 30 anos na Bahia. A nova clínica, idealizada pelo médico psiquiatra Luiz Fernando Pedroso e pela enfermeira psiquiátrica Sandra Siqueira, irá oferecer aos pacientes todos os recursos da psiquiatria moderna.

Em seu discurso, o psiquiatra Luiz Fernando Pedroso afirmou que o objetivo com a nova sede, é de consolidar a Holiste como referência no tratamento em saúde mental no Norte e Nordeste. “Este projeto foi concebido para levar um atendimento de alta qualidade ao paciente com transtorno mental, seja no tratamento ambulatorial ou na internação psiquiátrica. O grande foco da estrutura é tornar a experiência do paciente a mais agradável possível, mesmo se tratando de uma Semi-UTI Psiquiátrica”, afirmou o diretor clínico da Holiste.

O psiquiatra lembrou, ainda, que com a nova estrutura será possível desenvolver melhor o conceito de ambientoterapia, que se baseia no trabalho psicológico das relações entre pacientes, terapeutas e demais profissionais da clínica. “Com isso, além de reduzir eventuais traumas da internação, a experiência institucional irá estimular e promover o desenvolvimento pessoal dos pacientes”, ressalta Pedroso.

Foto: Diego Bastos / Divulgação
Foto: Diego Bastos / Divulgação

SUSTENTABILIDADE

A nova sede está dividida em diferentes espaços. Primeiro temos o prédio principal, que abriga o setor administrativo, consultórios, sendo dois deles exclusivos para o atendimento infantil, salas de neuroestimulação (ECT e EMT), auditórios, salas para realização de atendimento familiar e reuniões. Em seguida vem o ambiente da internação psiquiátrica, que traz quartos individuais, duplos e triplos, piscina com raia e estrutura para hidroginástica, academia, quadra poliesportiva, salão de beleza, spa com hidromassagem e sauna, além de salas de atividade terapêutica, salão de jogos e áreas de convivência ao ar livre. Há, ainda, no projeto do arquiteto Eduardo Brandão uma estrutura destinada aos colaboradores da Holiste, com cozinha industrial, refeitório, vestiários e sala de descanso.

Outro diferencial do projeto são as ações de sustentabilidade, como aproveitamento de água da chuva, isolamento térmico dos ambientes e o aquecimento de água, através de placas de energia solar. Com dois geradores de energia para emergências, a nova sede tem sua autonomia operacional assegurada em situações de desabastecimento. Já a partir do dia 05 de dezembro, a Holiste passa a atender nas novas instalações. A antiga sede, localizada na rua Guilhard Muniz, na Pituba, passa a abrigar a Residência Terapêutica da Holiste, juntamente com as instalações do hospital dia da Holiste, localizado na Rua das Rosas, nº 658, na Pituba.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.