Debate sobre as pluralidades do novo século marca lançamento de revista

Sustentabilidade, arte, tecnologia e cidades são temas tratados na terceira edição da Revista Objectiva

Foto: Rafael Góes

“A revolução digital é a revolução da comunicação. A tecnologia facilitou o acesso a informação e ao empoderamento”. Com essa frase Marcelo Branco, co-idealizador do projeto Conexões Globais, abriu o debate Comunicação, transformações e as pluralidades do novo século, que marcou o lançamento da terceira edição da RevistaObjectiva, na noite dessa terça-feira (06/12), no Teatro Vela Velha, em Salvador. A revista é uma publicação da Objectiva Comunicação – empresa liderada por Anaiçara Góes, Marta Dória e Miguel Silveira -, e tem como foco a discussão de temas inquietantes e tendência da sociedade. “Como profissionais de comunicação, nos sentimos na obrigação de assumir uma clara posição frente ao que entendemos e percebemos acerca do que está acontecendo à nossa volta”, ressalta Miguel Silveira, diretor da Objectiva Comunicação em sua fala inicial.
Segundo Marcelo Branco, que foi diretor geral da Campus Party Brasil – um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e cultura digital do mundo -, a revolução tecnológica não é só uma revolução da modernidade, mas provoca mudanças em como a sociedade se relaciona. “Nós podemos ter uma sociedade com mais liberdade, mas também podemos ter uma sociedade com hipervigilância. As escolhas é que vão definir o que vamos viver”, sentencia Branco. Ainda de acordo com o estudioso, “até os mass media estão mudando a forma de hierarquizar a informação devido a influência do público nas redes sociais”, completa.
Para o professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Nelson Pretto, que também participou do debate, “o desafio da contemporaneidade imposto pelo digital é encontrar as respostas quando as perguntas já não são as mesmas. O volume de informação muda a cada 11 horas”, afirma o doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
A Revista
Esta terceira edição da Revista Objectiva conta com colaboradores que lançam novos olhares sobre questões emergentes, sensíveis e importantes para o mundo. Sustentabilidade, Arte, Tecnologia e Cidades foram temas também tratados nas 104 páginas da publicação, editada pelo jornalista Flávio Novais. “Reunir tantas expressões foi uma tarefa árdua, especialmente quando vivemos em tempos imediatistas e sombrios, nos quais a sobrevivência não permite o investimento no pensamento crítico e transformador”, ressalta Miguel Silveira.
Entre os colaboradores desta terceira edição da revista estão, o deputado federal Jean Wyllys; o arquiteto e urbanista Baixo Ribeiro; o fotógrafo e artista plástico, Felipe Marozini; o jornalista Gabriel Marchi; o escritor e jornalista Flávio Costa; a jornalista e professora da URFB, Nadja Vladi; o doutor em Urbanismo, Washigton Drummond, entre outros.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.