Estudantes de publicidade criam campanha para incentivar trabalho voluntário em agências

Incentivar que agências associadas ao Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia – Sinapro-Bahia assumam contas de Organizações Não Governamentais (ONGs), que necessitam serem vistas pelo público para continuarem seus trabalhos beneficentes. Esse é o objetivo da campanha Adote Uma Conta, criada por oito estudantes calouros do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Salvador (Unifacs). O trabalho foi realizado no primeiro semestre deste ano e envolveu as disciplinas de Introdução a Publicidade e Propaganda, Teorias da Comunicação, Comunicação Visual, Laboratório de Editoração e Gestão das Organizações.
A escolha se deu pelo fato do Sinapro-Bahia ter voz ativa com o público-alvo da as agências de comunicação e publicitários da Bahia. “Por se tratar de um trabalho de faculdade com um cliente anunciante fictício, entendemos que o contexto de atuação da entidade no mercado publicitário local fazia sentido com o posicionamento que desejávamos com a campanha”, explica Bruce Marinho, um dos estudantes envolvido na campanha.
Com o apoio do Sinapro-Bahia, a iniciativa será apresentada no Intercom, congresso que reúne milhares de pesquisadores, profissionais e estudantes de Comunicação de todo o país, e que este ano será realizado entre os dias 4 e 9 de setembro, em Curitiba-PR. Depois que se organizaram em grupos, os alunos foram desafiados a trabalharem em uma campanha fictícia com a temática “doação”. A proposta da professora Mariana Alcantara é que cada grupo de estudo simulasse uma agência em potencial.
“A ideia nasceu da constatação de que uma boa estratégia de comunicação é a ferramenta mais poderosa a ser doada a uma instituição que realiza algum trabalho social. É a partir dela que se consegue garantir a divulgação do trabalho realizado, consolidando sua imagem junto à sociedade”, esclarece Marinho. Também integraram a equipe os estudantes Alexsandro Vilas Boas, Ivan Marinho, Jamille Dourado, Juliana Vilas Boas, Lara Azeredo, Pedro Delfino e Stefano Gobira.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.