Livraria LDM lança livro sobre historiografia dos sertões da Bahia

A história das histórias dos sertões da Bahia é o tema do livro Crônica, memória e história: formação historiográfica dos sertões da Bahia, do pesquisador e historiador Erivaldo Fagundes Neves. A publicação será lançada na Livraria LDM, do Shopping Paseo, em Salvador, no próximo sábado (dia 25), das 17 às 20h.

A obra aborda, de forma global, a historiografia dos sertões baianos, disposta cronologicamente, desde as crônicas coloniais aos contemporâneos recortes temáticos resultados da fragmentada desconstrução epistemológica da “crise de paradigmas”. Também focaliza essa historiografia baiana sobre os sertões de modo a alcançar os diversos rincões sertanejos em suas comunidades, municipalidades e regionalidades.

“O livro constitui um painel do que se pensou, se verbalizou e se registrou sobre a construção de territórios, as formações sociais, as atividades econômicas, as evoluções políticas e as manifestações culturais desses agrupamentos humanos dispersos entre serras, planaltos e baixios, articulados no pertencimento espacial de baianidade”, declara Erivaldo Fagundes Neves.

O autor tornou-se um dos pioneiros no registro histórico de pequenas comunidades, amparando-se em farta documentação existente no Arquivo Público da Bahia. Seus trabalhos vêm influenciando a moderna historiografia, não apenas no Brasil como no exterior. Atualmente, leciona na Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, instituição onde foi vice-reitor por uma gestão. Em 2004, tomou posse como Acadêmico Correspondente na Academia de Letras, em sua terra natal, o município de Caetité.
 
Serviço:

O quê: Lançamento do livro Crônica, memória e história: formação historiográfica dos sertões da Bahia, de Erivaldo Fagundes Neves.

Quando: sábado, dia 25/11, das 17 às 20h

Onde: Livraria LDM do Shopping Paseo (Rua Rubens Guelli, 135, Itaigara).