Show homenageia memória do guitarrista Álvaro Assmar

O Café-Teatro Rubi, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, será palco nos dias 23 e 24 de março, às 20h30, de uma homenagem à vida e a obra do músico Álvaro Assmar. Considerado o pioneiro do blues na Bahia, Álvaro, que morreu em dezembro de 2017, completaria 60 anos no próximo dia 20 de março.

Com o intuito de celebrar o legado deste grande artista, um time de amigos estará reunido, na semana de seu 60º aniversário, para uma temporada de shows inteiramente dedicados à sua memória.

Quem assina a produção e a direção artística do show Álvaro Assmar 60 Anos – Uma Homenagem é o filho, o guitarrista, cantor e compositor Eric Assmar. Ele estará no palco ao lado da Mojo Blues Band, banda que acompanhava Álvaro e é formada por Octávio Américo (baixo), Reny Almeida (bateria) e Ícaro Britto (guitarra e vocais).

Para completar a homenagem, o show terá como convidados especiais o gaitista e cantor carioca Flávio Guimarães, uma das maiores referências da gaita blues na América Latina e membro fundador do lendário grupo Blues Etílicos, além de Adelmo Assmar, baixista e cantor, irmão de Álvaro e antigo parceiro no grupo de rock progressivo Cabo de Guerra.

Os músicos trarão um repertório preparado especialmente para a ocasião, com canções da discografia de Álvaro, aliadas a clássicos do gênero, que ele eternizou na Bahia e que foram interpretados pelo artista ao longo da carreira. Uma homenagem através de um panorama completo e consistente de sua obra, evidenciada em seis CDs e dois DVDs.

Além da notável história como artista pioneiro de blues na Bahia, Álvaro teve forte atuação como produtor musical, cultural e radialista, tendo fundado o projeto Wednesday Blues e apresentado o programa Educadora Blues, pela rádio Educadora FM, por quase 15 anos ininterruptos.

Por esses e outros feitos, não faltam razões para celebrar o legado deste artista que inseriu a Bahia no mapa nacional do blues e influenciou uma série de músicos das gerações seguintes.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.